DA REDAÇÃO: Jogada política do primeiro-ministro grego cria possibilidade de o país ser excluído da Zona do Euro

Publicado em 03/11/2011 13:23 e atualizado em 03/11/2011 15:23
Sem apoio político para referendo, primeiro ministro da Grécia, George Papandreou, desperdiça a oportunidade da Europa em solucionar o problema financeiro grego e evitar a exclusão do país da zona do Euro.
Com a ameaça do primeiro-ministro George Papandreou de uma realização de plebiscito na Grécia após a Europa ter se comprometido a encontrar uma solução para o endividamento do país, a permanência grega na Zona do Euro é posta em risco. “Essa chamada para o plebiscito não podia ter sido em hora mais inoportuna”, diz o economista Roberto Troster. 
Com essa atitude, no lugar de ganhar o status de “homem que fez a Grécia virar parte da Europa”, Papandreou pode transformá-la num país da periferia europeia.  
Para estabilizar a crise, seria preferível que o acordo para o salvamento da dívida grega se mantivesse. O processo de consolidação do bloco continuaria, mesmo sem a Grécia. Ainda mais porque o país teria “enganado” a Europa, conforme a visão de Troster, mentindo sobre o seu endividamento ao entrar no bloco. Isso “mostra falta de comprometimento”, afirma.
A redução da taxa básica de juros de 1,5% para 1,25% anunciada pelo Banco Central Europeu é parte de uma política monetária tradicional, que, em momento de incerteza, injeta mais liquidez. O economista explica que a ação “está mais reagindo à pressão econômica do que à questão da Grécia”.
Por: Aleksander Horta e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado