DA REDAÇÃO: Produtores contam com poucos representantes do setor na votação do Código Florestal no Senado

Publicado em 07/11/2011 12:59 e atualizado em 07/11/2011 16:39
Novo Código Florestal: Comissões de Ciência e Tecnologia e de Agricultura devem votar em conjunto a reforma da lei nesta terça-feira (08). Recomposição de APPs e reserva legal ainda são pautas de discussões no Senado.
A votação conjunta pelas Comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) será nesta terça-feira (08), às 8h30, e deve ter poucos representantes do setor rural em Brasília para defender a categoria. Almir Rebelo, produtor de Tupanciretã/RS, um desses poucos que já estão na cidade, conta que está assustado com a situação.  

Isso porque alguns pontos passíveis de serem aprovados podem criar situações de “extrema dificuldade” aos produtores. Entre elas, na questão da APP (Área de Preservação Permanente), as margens de rios a serem recuperadas incluem, naqueles com até 10 metros de dimensão, a preservação e recuperação da mata ciliar de 15 metros. Nos rios de maior extensão, a preservação de margens pode chegar a até de 200 metros.

O Brasil, diante da chance de se tornar uma potência ambiental, precisa também desenvolver seu potencial na produção de alimentos aliado à preservação ambiental. Quem seria o grande responsável por essa façanha é exclusivamente o produtor rural. No entanto, falta envolvimento do setor com a política. É contraditório constatar que um setor tão bem paramentado na questão tecnológica, segundo Rebelo, seja deficiente na área política como está sendo com o Código Florestal.

Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado