DA REDAÇÃO: Sul brasileiro terá quebra em safra de cebola e preços podem subir

Publicado em 11/11/2011 10:34 e atualizado em 11/11/2011 12:18
Cebola: Quebra de produtividade no Sul deve pressionar preços para cima a partir de janeiro. Para o final do ano, mercado deve se manter estável, garantindo rentabilidade para o produtor.
O denso volume de chuvas e a queda de granizos que atingiram o Sul do Brasil em julho e agosto atrasaram o plantio de cebola na Região e retardaram o desenvolvimento das mudas, impactando em quebra de produtividade de 15% na safra produzida principalmente por Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

De acordo com o pesquisador do Cepea, Rafael Tepetti, as principais regiões que hoje ofertam cebola no mercado brasileiro já apresentam redução no volume disponível. “No início de 2012 praticamente só o Sul do País irá ofertar no mercado, e isso deve pressionar os preços”, explica.

No entanto, em curto prazo, os preços pagos ao produtor devem se manter estáveis. Hoje, considerando as regiões produtoras, o preço pago na roça é de R$0,45/kg da cebola. Segundo Tapetti, esse preço está acima do custo mínimo e oferece rentabilidade para o produtor devido à boa produtividade. Apesar de rentável, o preço ainda é baixo para o agricultor e mudanças significativas só poderão ser sentidas em 2012. 

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado