DA REDAÇÃO: Preços do cacau seguem em baixa diante das incertezas na economia europeia

Publicado em 25/11/2011 09:59 e atualizado em 25/11/2011 11:25
Cacau: Preços seguem em baixa diante das incertezas na economia europeia, principal consumidora do cacau brasileiro. No entanto, demanda asiática tem sustentado demanda mundial. Recentes altas do dólar oferecem preços melhores.
A última safra mundial de cacau que terminou em setembro foi muito grande, gerando superávit imenso que provou queda acentuada nos preço nos últimos meses.

De acordo com o analista de mercado Thomas Hartmann, além da maior oferta, o cenário macroeconômico também tem contribuído para a baixa dos preços. “Os investidores especulativos têm deixado o mercado diante das incertezas quanto ao consumo Europa, principal mercado consumidor do cacau brasileiro”, explica.

Hartmann afirma que há analistas que acreditam em um esfriamento da demanda para os próximos meses, no entanto, mercados emergentes, como o asiático e sul-americano tem mantido a demanda aquecida, dando suporte às compras mundiais de cacau. Ainda assim, os preços refletem as incertezas econômicas e seguem em queda, uma vez que se orientam pela Bolsa de Nova York e pela cotação do dólar. Ontem, os preços pagos pela arroba de 15 kg do cacau eram vendidos na faixa dos R$75, preço este que não oferece rentabilidade para o produtor, segundo o analista.
No entanto, as altas do dólar registradas nos últimos dias podem oferecer alguma compensação nos preços. De acordo com o analista que também é produtor de cacau, o momento não é para especulação e o produtor deve fazer suas vendas de acordo com suas necessidades.

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado