DA REDAÇÃO: Preços de café devem manter bons patamares durante as duas próximas safras

Publicado em 25/11/2011 14:13 e atualizado em 25/11/2011 17:21
Café: Cenário é otimista para os preços internos nas duas próximas safras. Demanda pelo grão de qualidade do Brasil deve aumentar com quebra da safra na Colômbia e em alguns países da América Central. Tendência de cotações firmes com tendência de alta.
Durante Seminário de café do CCCMG, em Varginha, cafeicultores puderam fazer um balanço sobre o desempenho da cafeicultura no Brasil. O cenário para a produção do grão é de otimismo, apesar da crise. A tendência é de que, durante as duas próximas safras de café, os preços devem ficar dentro do esperado.

A oferta e a demanda estão muito equilibradas. Por um lado há um movimento de procura por café de qualidade, em todo o mundo e, por outro, a quebra de safra da Colômbia e América Central. Nesse contexto, o Brasil se destaca tanto pelo volume como pela qualidade do produto, “o Brasil é a bola da vez!”, diz Osvaldo Henrique Paiva Ribeiro, Presidente Minasul. Segundo Paiva, o cafeicultor tem se conscientizado de que o ganho é sempre superior quando se produz café de qualidade.

Crise da Europa – De acordo com Paiva, a crise financeira europeia atrapalha o crescimento do consumo do café somente nos países afetados por ela. No Brasil e outros países emergentes, o consumo deve manter as taxas de crescimento.

Por: João Batista Olivi e Fernanda Cruz
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado