DA REDAÇÃO: Embarques de frango in natura para Arábia Saudita e Japão apresentam alta de dois dígitos

Publicado em 02/12/2011 10:14 e atualizado em 02/12/2011 12:20
Frango: Embarques do frango in natura para Arábia Saudita e Japão estão acima do observado no mesmo período do ano passado. Como consequência, os estados responsáveis pelos embarques aos países registravam preços mais altos.
O frango in natura exportado para a Arábia Saudita e Japão já apresenta leve acumulado no ano, com 0,7% de alta. Os países são os principais importadores da carne de brasileira e até agora já superam o volume embarcado em 2010 com 14% de acréscimo para a Arábia Saudita e 12% para o Japão.

Este ano, o período incerto na economia japonesa, devido aos acidentes nucleares, contribui para uma retração nas compras de frango. No entanto, nos últimos meses o país asiático voltou ao mercado com novos volumes.  Já a Arábia Saudita realizou o movimento inverso, com muitas compras no início do ano e diminuição nos últimos meses. De acordo com a pesquisadora do Cepea, Camila Ortelan, a retração pode ser momentânea, significando apenas que o país tem bons estoques.

“De qualquer forma, o observado é que as exportações têm contribuído para uma valorização da carne nos principais estados exportadores, como Paraná e Santa Catarina. Se comparamos os preços reais e deflacionados da carne praticados nessas regiões temos em quase todos os meses preços maiores que o ano passado”, afirma Ortelan.

Já em regiões voltadas para o mercado interno, como Minas Gerais, o cenário é outro, com queda nos preços. Nas demais regiões, os preços vêm aumentando em relação ao ano passado. Em novembro, o frango tem conseguido se manter firme devido à demanda do final de ano. “A carne de frango em comparação com outras carnes, como suíno e boi tem conseguido se manter firme”, explica a pesquisadora.

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado