Equilíbrio entre oferta e demanda está voltando ao mercado do feijão

Publicado em 16/03/2018 13:01
O menor volume disponível de carioca deve ser observado em maio
Confira a entrevista com Marcelo Eduardo Lüders - Presidente do IBRAFE

De acordo com o relatório do Instituto Brasileiro do Feijão (IBRAFE), o feijão carioca está voltando para um equilíbrio entre oferta e demanda. Embora não tenha desaparecido, o estoque atual diminuiu, como avalia Marcelo Lüders, presidente do IBRAFE. Os preços resistiram, mas agora voltaram a ceder para baixo dos R$100.

A tendência é que a oferta diminua entre os meses de abril e maio e volte a aumentar em junho. O período, assim, seria interessante para aqueles produtores que ainda possuem feijão trabalharem na comercialização. Se os produtores conseguirem segurar os preços, há uma possibilidade de buscar reação.

Depois de junho, o ciclo de maior volume sendo ofertado no mercado irá retornar. Hoje, as margens são apertadas e todo o setor vive um momento difícil, embora não haja grandes estoques nas mãos de grande maioria das marcas.

Para Lüders, um fator que pode destacar o produtor na hora da comercialização é a qualidade do produto a ser entregue. Contudo, se as chuvas continuarem chegando a afetar as regiões que estão em plena produção, o feijão deverá ter perdas de qualidade e de produtividade.

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Região de Tupã/SP perdeu 70% da safra de amendoim
Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão