Anúncio do Plano Nacional do Feijão, que deveria acontecer no final de maio, foi adiado para se ajustar à agenda do Ministro

Publicado em 15/05/2018 13:31
Plano vai orientar setor em diversas demandas como incentivo à pesquisa de novas variedades de feijões e pulses, incremento das exportações, agilidade na aprovação de defensivos , suporte à comercialização, entre outras coisas
Egon Schaden Júnior - Secretário-Executivo do CBFP

Podcast

Plano Nacional do Feijão, com Egon Schaden Júnior - Secretário-Executivo do CBFP

 

Download
 

Nesta terça-feira (15), Egon Schaden Júnior, secretário-executivo do CBFP, conversou com o Notícias Agrícolas sobre o lançamento do Plano Nacional da Cadeia Produtiva do Feijão, que já está pronto e deve ser lançado em meados de junho.

Segundo Schaden Júnior, o diagnóstico da cadeia já foi concluído e não inclui somente o feijão, mas também os pulses, como o grão de bico e a lentilha. O lançamento deveria ser feito no final de maio, o que não deve ocorrer por problemas de agenda do ministro Blairo Maggi, mas o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e as entidades setoriais já deram um "pontapé" na organização da cadeia.

O secretário-executivo lembra que esse plano vem sendo organizado há um ano e visa ligar a cadeia desde a ponta, com os produtores, até a comercialização e os exportadores. Essa foi uma das últimas cadeias a se organizar oficialmente e, agora, deve-se criar um debate em torno de alguns temas importantes como o registro de defensivos, pesquisas de novas variedades, armazenagem e comércio exterior.

Para ele, o mais importante nesse momento é focar nessas novas variedades e no comércio de pulses. Entidades como a Embrapa já estão alinhadas com o setor, que tem como desafio fazer com que o Brasil seja um grande player de conhecimento e de proteína vegetal, com capacidade de produzir e exportar.

 

 

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto