Câmara Setorial do feijão demonstra medo com o transgênico da Embrapa. Acompanhe debate com Marcelo Luders

Publicado em 11/04/2019 13:00
Marcelo Lüders (do IBRAFE) diz que o mercado não vai aceitar o feijão transgênico da Embrapa. E a mosca branca?
Marcelo Eduardo Lüders - Presidente do IBRAFE

Podcast

Entrevista com Marcelo Eduardo Lüders - Presidente do IBRAFE sobre o Feijão Transgênico

 

Download

 

A Embrapa pretende lançar em breve o primeiro feijão transgênico do Brasil, a cultivar RMD, que é resistente ao vírus do mosaico branco.

Contudo, Marcelo Eduardo Lüders, presidente do IBRAFE, detalhou em entrevista ao Notícias Agrícolas que acredita não ser vantajoso o lançamento dessa variedade porque "não vai agregar ganhos" ao produtor.

Ele ressalta que jamais seria contra uma tecnologia que agregasse, mas diz que uma tecnologia dessas só faria sentido na década de 2000. Hoje, na visão de Lüders, existem outras tecnologias no mercado capazes de substituir.

Lüders ainda ressalta que não foi feita uma pesquisa com o consumidor a respeito desse feijão. Grande parte dos empacotadores não concordam em comercializar essa cultivar, já que ela é mais escura e não deve agradar nas gôndolas.

Assim, o presidente detalha que o lançamento dessa tecnologia criaria um desgaste e poderia afetar nas exportações brasileiras de feijão - em um momento no qual há uma tentativa de aumentar o consumo deste.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

"Não falta grão, falta fazê-lo chegar”: logística global acende alerta e expõe fragilidade no abastecimento dos grãos
Plantio do arroz chega a 15,5% e mais que dobra ritmo de 2025; chuvas interrompem avanço no RS
Chuva chegou tarde demais para ajudar nas safras de verão da UE, diz Mars
Feijão/Cepea: Feijão-preto lidera altas; carioca também se valoriza
Com oferta menor do que a demanda, preços do feijão sobem e se consolidam na faixa dos R$ 300, patamar recorde para setembro
SindArroz-SC aponta prioridades para o próximo governo e defende previsibilidade e redução de custos na cadeia produtiva de arroz