Na região de Jaboticabal (SP), produtores encerram a colheita do amendoim

Publicado em 29/04/2015 11:13
Na região de Jaboticabal (SP), produtores encerram a colheita do amendoim. Nesta safra, rendimento médio das lavouras caiu para 4 mil quilos por hectare devido ao clima irregular. Contudo, produção deve ser maior, em função do aumento na área cultivada, de 13%. Cerca de 75 mil toneladas produzidas na localidade deverão ser exportadas para países da Europa.
Os produtores seguem com o encerramento da colheita do amendoim na região de Jaboticabal (SP), restando cerca de dez dias para a finalização.  Contudo, este ano a produção deve ser maior, por conta do aumento de 13% da área cultivada.
 
Para Paulo Humberto Henn, gerente de desenvolvimento agrícola da COPLANA, a safra de amendoim este ano registrou problemas climáticos pontuais, como a estiagem. Situação que refletiu em uma produtividade menor, 3.800 kg a 4.000 kg de amendoim por hectare, porém, o aumento da área irá compensar a produção total.
 
“Em determinado estágio da lavoura, as chuvas voltaram e o produtor ficou mais animado”, conta Henn. O estado de São Paulo é responsável por 85% da produção brasileira e tendo em vista os demais estados produtores como, Minas Gerais, Paraná, Goiás e Nordeste, essa produção deve chegar a 400 mil toneladas de amendoim casca na safra 2014/15.

Mercado externo

 
Com a valorização do câmbio no início de 2015, a expectativa é que as exportações aumentem nesse ano, podendo totalizar 75 mil toneladas de amendoim. “Os produtores devem aguardar o final da colheita para saber o que temos de boa qualidade e a quantidade que será embarcada, para o mercado avaliar a oferta e o consumo interno e daí definir o preço no amendoim”, indica Humberto.
 
Diante desse cenário, a expectativa é de abrir novos mercados para exportação. “O mercado europeu é muito importante para nós. Porque é um mercado que exige maior qualidade, porém, proporciona um melhor resultado de preços”, conta.

 

Tags:

Por: Fernanda Custódio//Nandra Bites

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Região arrozeira central no Rio Grande do Sul é a mais afetada pela enchente, aponta vice-presidente da Federarroz
Irga informa que o acompanhamento da evolução da safra será retomado paralelamente ao retorno da colheita
Ibrafe: Colheita avança no Paraná
ANA e INPE lançam publicação que atualiza dados sobre irrigação de arroz no Brasil
Abiarroz intensifica ações para abertura do mercado chinês ao arroz brasileiro