Colheita da soja segue atrasada em Campo Novo do Parecis-MT por excesso de chuva e prejuízos já chegam a 15% da produção

Publicado em 03/03/2017 11:55
Ainda faltam 20% de área para serem colhidas em uma época que os trabalhos no campo já deveriam estar encerrados em Campo Novo do Parecis-MT
Confira a entrevista de Giovana Velke - Presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis (MT)

Com a colheita da soja em andamento, a situação em Campo Novo do Parecis, no oeste do Mato Grosso, não é muito otimista. De acordo com Giovana Velke, presidente do Sindicato Rural do município, a colheita está atrasada - resta ainda 20% e as perdas são, a cada dia, maiores.

Os principais problemas são encontrados na classificação e na qualidade da soja colhida. "Não tem mais soja padrão no município", diz Velke. O excesso de chuvas e os grandes atoleiros gerados nas estradas, com tratores tendo que retirar caminhões, são alguns dos principais problemas. Além disso, a situação na BR 163 vem impedindo que os produtos saiam do campo.

"Este era um ano em que o produtor apostou que ia dar tudo certo, mas o tempo não colaborou para o produtor este ano", destaca a presidente. Segundo ela, alguns produtores abandonaram até 500 hectares, sem condições de entrar com as colheitadeiras no campo. Com isso, o município tem uma média de perdas de 15% na produção em geral.

Ela conta ainda que os produtores estão sendo penalizados pelas traders e pelas indústrias, que descontam a qualidade do produto quando a soja é entregue, mas que depois misturam o produto de baixa qualidade com soja em bom estado e ganham em cima da venda do produtor. Com isso, ela critica a falta de normas específicas e gerais para classificação de soja no Brasil.

Em parceria com a Aprosoja, o Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis disponibiliza aos produtores um técnico credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para realizar laudos de qualidade do produto colhido.

 

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto