Produtores de arroz vão poder parcelar pagamento dos financiamentos e preços de mercado podem aumentar com consequência

Publicado em 15/08/2019 11:43
Parcelas que venceriam em julho e agosto poderão ter pagamento dividido entre outubro, novembro e dezembro. Com compromissos mais diluídos, produtores não ficam pressionados para vender produção e preços do mercado devem subir.
Alexandre Velho - Presidente da Federarroz

Podcast

Entrevista com Alexandre Velho - Presidente da Federarroz sobre a Determinação do CMN dá folego ao setor orizícola

 

Download

A decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) em prorrogar o pagamento das parcelas de financiamento para produtores de arroz, além de trazer uma solução ao produtor que não conseguiu realizar o pagamento das parcelas, para o presidente da Fedearroz, Alexandre Velho, como consequência a medida tomada pelo Governo também pode impactar e aumentar os preços de mercado. A medida vale para as parcelas de julho e agosto de 2019, contratadas para a safra 2018/2019. 

Segundo o presidente, a decisão pode ser considerada paliativa e é o primeiro passo para melhorar de alguma forma mais concreta para o produtor de arroz. “É uma medida que ajuda o mercado e inclusive no dia de hoje já mostrou uma reação, uma diferença ao começo da semana. Isso mostra que o mercado já está reagindo a este anúncio”, afirma.

Para Alexandre, um dos próximos passos para melhorar a vida do produtor, é avançar nas questões estruturais na lavoura de arroz e seus altos custos de produção. A expectativa é Reforma Tributária possa ajudar com o custo de produção. “É preciso baixar o custo de produção para consequentemente o produtor poder honrar com os compromissos", afirma.

De acordo com os dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Ministério da Economia, os custos variáveis de produção e o preço médio no Rio Grande do Sul (principal produtor de arroz do País) aumentou 25% entre as safras de 2012/13 a 2016/17 e as safras de 2017/18 a 2018/19, diminuindo a margem de lucro e comprometendo a capacidade dos produtores de pagar os financiamentos.

Por: Guilherme Dorigatti e Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto