Emater/PR aponta erro estratégico para os plantios antes das chuvas e considera alto o risco de perdas para safra 19/20

Publicado em 17/10/2019 11:31
Cenário de poucas chuvas em setembro e outubro já era previsto e produtor deveria ter aguardado mais umidade do solo antes de semear, mesmo sob risco de perder a segunda safra de milho. Replantio já é necessário em grandes áreas do estado.
Nelson Harger - Diretor Técnico EMATER - PR

Podcast

Emater/PR aponta erro estratégico para os plantios antes das chuvas e considera alto o risco de perdas para safra 19/20

 

Download

O início da safra 2019/20 está bastante complicado para os produtores do Paraná. Os meses de setembro e outubro não registraram grande volumes de chuvas, o que tem atrasado os trabalhos de plantio e já causam necessidade de replantio em diversas áreas do estado.

Segundo o diretor técnico da Emater/PR, Nelson Harger, este cenário já era previsto antes do início da safra, e considera errada a decisão dos produtores de iniciarem a semeadura mesmo sem condições ideais para os trabalhos.

"O produtor arriscou plantar no cedo para viabilizar a safrinha de milho, mas ela dá menos rentabilidade e possui mais riscos. O produtor não deve colocar a semente no solo arriscando a sua renda na principal safra do ano. Hoje em dia, a semente empata com os adubos nos custos de produção e toda a tecnologia empregada se perde neste solo seco", diz Harger.

Para o diretor da Emater, ainda é possível garantir uma boa safra no estado, desde que as chuvas voltem ainda no mês de outubro, registrando volumes entre 10 e 20 mm. Porém, se as precipitações se regularizarem apenas em novembro, as perdas podem ser ainda maiores.

Diante deste cenário, a recomendação de Harger é que os produtores que ainda não plantaram aguardem boas condições de umidade no solo para efetivar a semeadura da soja e que o produtor paranaense passe a tomar decisões mais técnicas apoiadas em análises e, até mesmo, abandonar culturas que não trazem rentabilidade, apostando mais na construção de solo e plantas de cobertura.

Confira a entrevista completa com o diretor técnico da Emater/PR no vídeo.

Veja mais informações sobre a situação do Paraná:
>> Cinturão Oeste do PR está sem chuvas há mais de 1 mês e deve terminar outubro abaixo da média

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novas variedades de amendoim são apresentadas aos produtores de amendoim do Oeste Paulista
Demanda por feijão de qualidade sustenta preços do mercado brasileiro
Mercado de arroz permanece pouco ofertado e com preços firmes no Sul do país
Paraná inicia colheita da segunda safra com perspectiva de recorde para a produção de feijão
Ibrafe: Há a chance de recorde de exportação de Feijão-preto