Tempo: Cinturão Oeste do PR está sem chuvas há mais de 1 mês e deve terminar outubro abaixo da média

Publicado em 17/10/2019 10:46
Áreas de soja no estado já se preparam para o replantio; Representantes dos sindicatos de produtores das cidades de Guaíra (PR), Palotina (PR) e Cascavel (PR) comentam a situação em suas regiões

Imagem de satélite nesta quinta-feira (17) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Imagem de satélite nesta quinta-feira (17) em todo o Brasil - Fonte: Inmet

LOGO nalogo

O cinturão produtor de grãos da região Oeste do Paraná enfrenta condição bastante adversa nos últimos dias, mas outros pontos do estado também não estão recebendo boas chuvas. Áreas de soja, inclusive, já começam a movimentação para o replantio, com pontos sem precipitação por mais de um mês.

A estação meteorológica do Inmet na cidade de Marechal Cândido Rondon (PR), Oeste do estado, mostra que a última chuva acima de 10 milímetros registrada na cidade do Oeste do estado foi no dia 31 de agosto, com 24,6 mm de precipitação, há um mês e 17 dias, isso em uma condição de altas temperaturas.

De acordo com o meteorologista do SIMEPAR (Sistema Meteorológico do Paraná), as chuvas têm sido escassas no estado, assim como ocorreu no mês de setembro, por conta da inconstância do fluxo de umidade vindo da Amazônia. Diante disso, apenas pancadas de chuva foram registradas nos últimos dias em áreas do estado.

"Esperamos chuvas nos próximos dias e hoje, inclusive, já chove em algumas áreas, mas com irregularidade e em baixos volumes. O mês de outubro deve se encerrar com precipitações abaixo da média. Teremos os próximos cinco a sete dias sem grandes mudanças", afirma Reinaldo Kneib, meteorologista do SIMEPAR.

Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (18/10 a 20/10) em todo o Brasil:

Mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 93 horas (18/10 a 20/10) em todo o Brasil - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Veja o mapa de temperaturas máximas registradas até às 9h no Paraná:

Mapa de temperaturas máximas registradas até às 9h no Paraná - Fonte: SIMEPAR
Fonte: SIMEPAR

Em entrevista ao Notícias Agrícolas nesta quinta-feira, Nelson Harger, diretor técnico da EMATER - PR, destaca que houve erro estratégico no plantio antes das chuvas, pois já era prevista para setembro e outubro baixos volumes. Para ele, o produtor deveria ter aguardado maior umidade do solo antes de semear. Agora, há alto o risco de perdas para safra 19/20. 

"O produtor arriscou plantar no cedo para viabilizar a safrinha de milho, mas ela dá menos rentabilidade e possui mais riscos. O produtor não deve colocar a semente no solo arriscando a sua renda na principal safra do ano. Hoje em dia, a semente empata com os adubos nos custos de produção e toda a tecnologia empregada se perde neste solo seco", diz Harger.

Veja mais:
» Emater/PR aponta erro estratégico para os plantios antes das chuvas e considera alto o risco de perdas para safra 19/20

O mapa de precipitação acumulada do Inmet confirma que nos próximos sete dias as chuvas podem ser registradas em áreas da região Sul. No entanto, serão volumes baixos a moderados sobre a maior parte da região. Apenas o extremo Sul do Rio Grande do Sul terá altos acumulados no período.

Veja o mapa com previsão de precipitação acumulada dos próximos 7 dias:

Mapa com previsão de precipitação acumulada dos próximos 7 dias - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Os mapas do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), também mostram que, até o final do mês, as chuvas devem ficar mais generalizadas sobre a maior parte do Brasil. O Paraná, no entanto, seguirá sem volumes expressivos.

Leia mais:
» Tempo: Mapas do NOAA confirmam chuvas volumosas e generalizadas até final de outubro sobre o Brasil

Nos últimos dias, o Notícias Agrícolas tem acompanhado de perto a situação do plantio em várias cidades da região Oeste do Paraná. Na segunda-feira (14), Silvanir Rosset, presidente do Sindicato Rural de Guaíra (PR) destacou que a cidade até recebeu chuvas nos últimos dias, mas pouco volumosas.

Produtores na região, com 50% do plantio da soja, arriscaram a semeadura logo na primeira quinzena de setembro e agora correm risco de replantio. Já aqueles que plantaram esperando a chuva prevista para a semana passada, apresentam germinação bastante irregular, segundo afirma o representante do sindicato rural.

Veja mais:
» Guaíra/PR segue sem boas condições de plantio e quem já semeou a soja pode ter que replantar

Na terça-feira (15), o acompanhamento de safra acompanhou a condição em Palotina (PR), também no Oeste do estado. O plantio da soja na região está entre 65% a 70%. Segundo o vice-presidente do Sindicato Rural de Palotina, Edmílson Zabot, cerca de 10 mil hectares devem necessitar de replantio no município.

“Neste final de semana as medições de temperatura de solo chegaram em até 47ºC e a umidade relativa do ar não passou dos 20%”, afirma Zabot.

Veja mais:
» Palotina/PR deve ter que replantar mais de 20% da área de soja devido à falta de chuvas

Cascavel (PR) foi a cidade verificada na quarta-feira (16), onde cerca de 20% da área já semeada de soja na temporada 2019/20 deve ter replantio. Por lá, a falta de água também impacta outros setores do agronegócio, como os rebanhos de animais e indústrias. O plantio chegou a 65% da área na região.

Segundo o diretor do Sindicato Rural de Cascavel/PR, Modesto Félix Daga, a busca por novas sementes e insumos para replantio já está acontecendo, mas ainda não é possível concluir os trabalhos devido à falta de chuvas, que já impacta no abastecimento dos rebanhos animais e ameaça fechar industrias da região.

Veja mais:
» Cascavel/PR vai precisar replantar 22% da área já semeada com soja e falta de água já impacta outros setores

Nos últimos 90 dias, segundo o mapa de precipitação acumulada do Inmet, baixos volumes de chuva foram registrados em praticamente todo o estado do Paraná e áreas centrais do país. Apenas no extremo Sul da região Sul, pontos da região Nordeste e Norte do país tiveram altos volumes de chuva.

Veja o mapa das áreas com acumulado de chuva nos últimos 90 dias:

Mapa das áreas com acumulado de chuva nos últimos 90 dias - Fonte: Inmet
Fonte: Inmet

Plantio de soja na Fazenda Alegria em Coronel Domingos Soares (PR). Envio Eng. Agrônomo Paulo Roberto Sartor
Plantio de soja na Fazenda Alegria em Coronel Domingos Soares (PR). Envio Eng. Agrônomo Paulo Roberto Sartor

Plantio de soja em Itaberá (SP). Envio de Aron Cardoso
Plantio de soja em Itaberá (SP). Envio de Aron Cardoso

Plantio com ótima palhada fazenda Tondello em Espigão Alto do Iguaçu (PR). Envio de Rodrigo Leandro Guzzo.
Plantio com ótima palhada fazenda Tondello em Espigão Alto do Iguaçu (PR). Envio de Rodrigo Leandro Guzzo.

Soja com ótimo plantio e germinação em Espigão Alto do Iguaçu (PR). Envio de Rodrigo Leandro Guzzo.
Soja com ótimo plantio e germinação em Espigão Alto do Iguaçu (PR). Envio de Rodrigo Leandro Guzzo.

Clique e envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas e @jornalistadotempo ou use as hashtags #jornalistadotempo ou #imangensdodia

» Clique e veja mais informações na página de Clima e acompanhe cinco satélites em tempo real

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião | Instagram @jornalistadotempo
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • ailton pereira junior rancho alegre do oeste - PR

    Boa noite sou do Oeste do Paraná ... aqui a chuva está meia irregular ... pergunto: volta a chover quando????

    4