Deral avalia que chuva no Paraná traz prejuízos pontuais na soja e no milho; estragos no trigo são maiores

Publicado em 31/10/2023 13:51
Analista do Departamento destacou que plantio de verão está interrompido, mas produtividade não deve ser afetada de maneira geral. Já lavouras de inverno, aguardam colheita e podem perder qualidade e produtividade
Edmar Gervásio - Analista de Milho do Deral

Os últimos dias têm sido de chuvas intensas no Paraná, com diversos estragos sendo registrados na infraestrutura, estradas e áreas de granjeiros. Já nas lavouras de soja, milho e feijão da safra de verão 2023/24 que estão sendo plantadas, os efeitos não são tão significativos. 

Segundo o Analista do Deral, Edmar Gervásio, os prejuízos para estas culturas foram apenas pontuais, com algumas localidades necessitando de replantio após serem atingidas por enxurradas. De maneira geral, houve paralização no plantio e nos tratos culturais, mas nada que preocupe pensando na produtividade final das lavouras. 

Já do lado das culturas de inverno, que estão para serem colhidas, Gervásio aponta que o impacto é mais presente, já que a colheita de trigo e cevada está parada e as lavouras podem perder qualidade e produtividade diante da chuva e do encurtamento das janelas. 

Confira a íntegra da entrevista com o Analista do Deral no vídeo. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pressão sobre as cotações do feijão preto pode ser equilibrada com mais exportação e demanda dirigida
Ibrafe: Vendas de feijão no varejo seguem com bom ritmo
Arrozeiros garantem que não faltará arroz mesmo com as enchentes no Rio Grande do Sul
Irga instala comitê de crise em Camaquã
Anec avalia que enchentes no RS podem levar a originação de soja em outros Estados