Biofertilizantes reduzem a salinidade do solo e melhoram a ação dos fertilizantes nas plantas

Publicado em 27/06/2016 13:48
Novos fertilizantes e defensivos contam com princípios ativos à base de algas.
Entrevista com Átila Mógor - Professor da UFPR

Atualmente os fertilizantes já são utilizados em larga escala da produção agrícola de todo o mundo. E um novo conceito também vem ganhando espaço dos últimos anos, os biofertilizantes.

Segundo o professor, Átila Mógor, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) esses produtos reduzem a salinidade do solo, os efeitos de estresses climáticos e potencializam a atuação natural das plantas.

O professor destaca a importância da utilização conjunta das tecnologias existentes para o manejo de solo. "Não iremos abandonar os fertilizantes convencionais, a ideia é adicionar todos esses produtos de origem natural que tem o efeito estimulante nas plantas", explica.

Em artigo publicado no Anuário Brasileiro de Tecnologia em Nutrição Vegetal, edição 2016, Mógor define biofertilizantes como "produto que contém princípio ativo ou agente orgânico, isento de substâncias agrotóxicas, capaz de atuar direta ou indiretamente sobre o todo ou parte das plantas cultivadas, elevando a sua produtividade, sem ter em conta o seu valor hormonal ou estimulante".

Para ele, a classe dos biofertilizantes poderá efetivamente fazer parte do portfólio das empresas, trazendo ao setor produtos naturais com potencial ação na mitigação dos efeitos dos estresses abióticos.

Os biofertilizantes garantem a "sustentabilidade dos sistemas produtivos e economia financeira", destaca Mógor.

Por: João Batista Olivi e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

HORTI RESENHA #125 - A importância do setor de FFLVs para o varejo
Mamão/Cepea: Qualidade segue como desafio, mas rentabilidade fecha no azul no ES
Preços do cacau caem com fraca demanda pesando sobre os preços
Cotada a R$ 0,94/kg, menor preço dos últimos 12 meses, a abobrinha italiana é o destaque da semana (01 a 05/12) no atacado da CEAGESP
Maçã/Cepea: Menor oferta mantém preços em alta
Mercado global de cacau deve registrar superávit na safra 2025/26, aponta Hedgepoint