Laranja: Estudo inédito mostra que prejuízo com greening pode chegar em US$ 11,8 milhões em pouco mais de dois anos no PR

Publicado em 29/06/2021 15:46 e atualizado em 29/06/2021 17:09
Entrevista com Rui Pereira Leite Junior - Pesquisador do IDR-Paraná sobre o Prejuízo causado pelo HLB nas lavouras de citros
Rui Pereira Leite Junior - Pesquisador do IDR-Paraná

Podcast

Entrevista com Rui Pereira Leite Junior - Pesquisador do IDR-Paraná sobre o Prejuízo causado pelo HLB nas lavouras de citros

 

Download

 

O prejuízo causado pelo HLB (sigla para a doença huanglongbing) em lavouras de citros na região de Paranavaí pode chegar perto de US$ 11,8 milhões em pouco mais de dois anos, aponta estudo realizado pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater). É o primeiro do gênero conduzido no Estado.

“Esse valor põe em destaque a preocupação com a doença e a necessidade de adotar estratégias para sua prevenção e manejo”, afirma Rui Pereira Leite Junior, pesquisador do IDR-Paraná que participou do trabalho.

Causado pela bactéria Candidatus Liberibacter asiaticus, o HLB, também chamado de “greening”, é uma doença que provoca o aparecimento de folhas amareladas, deformação dos frutos e debilitação geral das plantas infectadas.

O ciclo da doença envolve ainda o psilídeo (Diaphorina citri), pequeno inseto que suga a seiva das plantas e atua como vetor. Ele adquire a bactéria em plantas doentes e a transmite quando perfura as folhas de plantas sadias em busca de alimento. A doença está disseminada pelas regiões produtoras ao redor do mundo. Em 2006 foi detectada no Paraná pela primeira vez, em Altônia.

PESQUISA – O estudo foi realizado com o objetivo de estimar a incidência e o impacto econômico do HLB na região de Paranavaí, no Noroeste do Estado, que concentra o principal polo paranaense de produção de frutas cítricas.

Os pesquisadores consideraram as árvores erradicadas em função do HLB e estimaram o prejuízo ocasionado pela doença entre janeiro de 2011 e junho de 2013. Para chegar a esse valor, utilizaram dados de comunicação da doença em 2.086 pomares, encaminhados por produtores para a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) — essa comunicação é obrigatória, conforme instrução normativa do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

“Escolhemos esses comunicados porque eles contêm informações sobre a cultivar, data de plantio, número de árvores inspecionadas e também a quantidade de plantas com sintomas de HLB que foram erradicadas”, explica Rui Leite.

 

Por: Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Citros/Cepea: Maior oferta derruba preço da tahiti em quase 30% na semana
Citros/Cepea: Preços da laranja caem em abril; contratos para 24/25 voltam a se aquecer
Citros/Cepea: Após semanas de alta, preço da laranja recua
Citros/Cepea: Exportação de suco segue em queda na safra 23/24, mas receita avança
Fundecitrus: Safra de laranja 2023/24 totalizou 307,22 milhões de caixas