Preço do leite pago ao produtor cai pelo 3° mês consecutivo, com importação em alta, consumo enfraquecido e custos de produção em queda

Publicado em 05/09/2023 10:50 e atualizado em 05/09/2023 11:25
Instabilidade e incertezas no setor fazem com que o produtor não tenha perspectivas de fazer investimentos, dificultando uma saída desta situação, aponta especialista
Natália Grigol - Pesquisadora do Cepea
Podcast

Preço do leite pago ao produtor cai pelo 3° mês consecutivo, com importação em alta, consumo enfraquecido e custos de produção em queda

Pelo terceiro mês consecutivo o preço do leite pago ao produtor teve queda, segundo a pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Natália Grigol. Esta baixa está ligada, de acordo com ela, às importações aquecidas, demanda interna enfraquecida e queda nos custos de produção. 

O pagamento realizado neste último mês de agosto, referente à captação do produto em julho, segundo a “Média Brasil” líquida, teve valor médio de R$ 2,42 por litro. Isso significa recuo de 5,69% em relação ao pagamento anterior, e baixa de 35% no comparativo com a mesma época no ano passado.

A especialista lembra que em 2022, houve uma queda na captação de leite no país na ordem de 5%, o que culminou em altas expressivas vistas em meados do ano passado. 

Esta situação atípica explicada por Natália, de um início de ano com uma safra de leite com baixa captação e preços ao produtor subindo, e agora, uma entressafra com queda nos valores, reflete este cenário visto em 2022. Isso porque, com a diminuição na captação, o movimento de importação de leite veio em uma crescente, e a demanda interna não se recuperou.

“É uma situação em que fica difícil que o produtor veja uma perspectiva de investimento para melhorar a captação no Brasil, já que o setor está tendo movimentos incertos e imprevisíveis. Há a necessidade de implantação de medidas estruturais, que devem passar desde o setor produtivo até o consumidor para que o mercado de leite brasileiro possa ser mais competitivo”, afirmou. 
 

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Projeto Radiografia da Produção Leiteira revela dados para contribuir com o desenvolvimento da atividade leiteira em Júlio de Castilhos (RS)
Embrapa Gado de Leite: Abril registra nova queda no custo de produção de leite
Produtores de leite do Brasil se mobilizam para doações aos criadores gaúchos
Captação de leite no RS vai sendo normalizada, com pequena perda em volume, diz liderança Do Sindilat
Preço do leite pago ao produtor sobe pelo 5º mês seguido, segundo média da Scot Consultoria