Produção de leite cresce no RS, mas importações pressionam pequenas indústrias

Alta de 2,38% em 2025 não reduz os efeitos da entrada de produtos mais baratos e da ociosidade do parque industrial gaúcho
Publicado em 24/09/2026 12:00

A produção de leite no Rio Grande do Sul cresceu cerca de 2,38% em 2025 na comparação com 2024, mas as importações ainda representam aproximadamente 8% do mercado, segundo a Associação das Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil). Para a entidade, a entrada de produtos da Argentina e do Uruguai, com custos inferiores aos da produção gaúcha, mantém a pressão sobre o mercado e afeta principalmente pequenas e médias empresas, que concorrem diretamente com os importados no ponto de venda.

O cenário também é agravado pelo uso de traders por empresas menores para realizar importações, conforme o presidente da Apil, Fernando Zimmermann. “Hoje já há redes de pizzarias e supermercados que conseguem fazer essas importações diretamente ou por meio de traders. Esses produtos acabam entrando com um custo muito menor, o que afeta bastante o nosso mercado”, afirma.

Segundo Zimmermann, a pressão sobre os preços pagos ao produtor também amplia o conflito entre produtores e indústrias. Na avaliação da entidade, porém, os laticínios estão reagindo às condições do mercado. “Nós acabamos entrando numa briga, com o produtor achando que o laticinista é o culpado pela baixa dos preços que ele sofre. Estamos simplesmente reagindo a uma questão de mercado”, explica.

As pequenas indústrias ainda enfrentam desvantagens em relação às empresas maiores, que conseguem importar ingredientes e insumos, como leite em pó e massa utilizada na fabricação de requeijão. Já os pequenos laticínios dependem do leite produzido no Estado e competem com os produtos importados. Essa diferença pressiona os preços praticados pelas pequenas indústrias, que precisam absorver parte do aumento dos custos para manter a competitividade. “A gente acaba passando apenas uma parte desse custo e isso impacta diretamente no preço do produtor também”, afirma.

O descompasso entre a capacidade instalada e a produção de leite no Estado também abre espaço para ampliar a oferta nas próprias bases de produtores das indústrias. A capacidade instalada é estimada entre 19 milhões e 20 milhões de litros por dia, enquanto a produção atual está em cerca de 10,5 milhões de litros. Nesse cenário, as empresas têm buscado elevar a produtividade dos produtores com os quais já trabalham, inclusive com medidas para reduzir os custos de produção. A estratégia pode ainda diminuir despesas com logística e assistência técnica ao concentrar a captação em regiões já atendidas pelas indústrias.

A Apil defende medidas para reduzir os impactos das importações e estabelecer condições mais equilibradas de competitividade para as indústrias nacionais. Entre as propostas está a adoção de uma sobretaxa sobre produtos importados, especialmente leite em pó e queijo muçarela provenientes da Argentina e do Uruguai. Segundo Zimmermann, a entidade tem tratado do tema junto ao G100 e à Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (ABIQ), buscando mecanismos tributários que reduzam a diferença de preços entre os produtos importados e os fabricados no Brasil. “Outra ação que defendemos é debater com entidades do setor alternativas para ampliar o acesso ao crédito e estimular o consumo de leite e derivados”, sinaliza.

Zimmermann também ressalta os cuidados adotados na produção de leite no Rio Grande do Sul. “Cabe destacar, que o leite e os produtos daqui são produzidos com muito cuidado, especialmente em relação à sanidade animal e às regras sanitárias, que no Brasil são muito exigentes. Já para produtos importados, não há informações se recebem as mesmas exigências de produção em seus países de origem”, finaliza.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Receba em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Seguir canal

0 comentário