Produtores rurais de MT apoiam greve dos caminhoneiros já que alta dos combustíveis impacta o frete e o custo de produção

Publicado em 23/05/2018 14:00
Mesmo em fase crítica da safra, quando o transporte rodoviário é a principal forma de escoamento da produção, agricultores de Mato Grosso apoiam greve e participam de mobilização no estado
Antônio Galvan - Presidente da Aprosoja MT

Podcast

Entrevista com Antônio Galvan sobre o escoamento da safra com a greve dos caminhoneiros

 

Download

 

Antônio Galvan, presidente da Aprosoja Mato Grosso, destacou ao Notícias Agrícolas nesta quarta-feira (23) que os produtores rurais do estado estão engajados no movimento encabeçado pelos caminhoneiros contra os altos preços do combustível no país.

Ele salienta que ainda há boa parte da safra de soja para ser escoada e que seria necessário o transporte, mas que, contudo, "não tem como ser diferente" e que o movimento "deveria ser da sociedade em geral".

Já há produtores com máquina em alguns pontos do estado, de forma a engrossar o movimento. O diesel está na casa dos R$4 no Mato Grosso e a diferença deve ser expressa no frete a ser pago pelo transporte de grãos. "Fica difícil pra gente trabalhar".

Assim, ele ressalta que aqueles produtores que quiserem apoiar o movimento "que participem, que fiquem a vontade". A Aprosoja, como ele atesta, estará presente.

Funrural

Galvan está em Brasília neste momento, acompanhando de perto a modulação do Fundo de Apoio Ao Trabalhador Rural (Funrural) no Supremo Tribunal Federal (STF). Ele demonstra confiança no fato de que o passivo não será mais cobrado e que os ministros devem validar o Funrural a partir da decisão do ano passado.

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Portos amazônicos foram os maiores exportadores de milho do país no primeiro trimestre de 2024
Porto do Rio Grande está operando normalmente; Pelotas e Porto Alegre seguem paralisados
Rumo diz que enchentes no RS afetam circulação de trens; há 63 bloqueios, diz Antt
Rumo diz que enchentes afetam circulação de trens no Rio Grande do Sul
RS: reconstrução de rodovias federais custará mais de R$ 1 bilhão