Porto do Rio Grande está operando normalmente; Pelotas e Porto Alegre seguem paralisados
A Portos RS segue acompanhando os desdobramentos das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul, bem como a situação dos portos sob sua administração. Em Porto Alegre, a unidade segue com as operações paralisadas em razão da manutenção do nível do Lago Guaíba acima da chamada cota de inundação.
Nesta segunda-feira (6), a diretoria da Empresa Pública participou de uma reunião envolvendo o Ministério de Portos e Aeroportos, a Secretaria Nacional de Portos e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) para atualização sobre as condições dos portos gaúchos diante do cenário já conhecido e amplamente divulgado.
O Porto do Rio Grande está operando normalmente. A unidade não foi afetada pela elevação do nível da Laguna dos Patos.
Por volta das 08h da manhã desta terça-feira 7, a correnteza no Canal de Acesso ao Porto do Rio Grande era de vazante, ou seja, permitindo o escoamento da água com uma velocidade de aproximadamente três nós, o equivalente a 5,55 km/h. A tábua de maré indicava o nível de 90cm acima do normal.
Com relação a travessia para São José do Norte, o transporte de passageiros encontra-se suspenso, sendo mantido apenas a balsa para os veículos.
Já o Porto de Pelotas está com as operações de embarque de toras para a CMPC paralisadas.
0 comentário
Fretebras indica que greve não tem adesão e não impacta fluxo logístico nacional
Pesquisa da ATP e Ministério de Portos e Aeroportos revela entraves do seguro portuário e alerta para cobertura de risco climático
Taxa de frete marítimo tem máxima em quase 2 anos com suporte de demanda por navios capesize
Portos do Sudeste batem recorde e atingem 186,7 milhões de toneladas no 3º Trimestre
Ferrovias da VLI batem recorde para outubro nas movimentações de grãos e farelos
Rumo vê preços de frete em 2026 em patamar próximo do 2º semestre de 2025