Investimento chinês em novo porto no Maranhão vai elevar para mais de 20 mi de t a capacidade de exportacão de grãos no estado

Publicado em 18/11/2019 14:29
Porto de São Luiz deve iniciar as operações em 2022
Edeon Vaz Ferreira - Diretor Executivo do Movimento Pró-Logística

Podcast

Entrevista com Edeon Vaz Ferreira sobre a China investe em infraestrutura no Brasil

 

Download
 

A China fará investimento de um bilhão de dólares no Porto de São Luís, no estado do Maranhão, através da China Communications Construction Company (CCCC), informou duas fontes com conhecimento direto do assunto, em condição de anonimato, para a Reuters.

De acordo com o Diretor Executivo do Movimento Pró-Logística, Edeon Vaz Ferreira, o porto de São Luís fica 60 km de distância do Itaqui. “É um porto que terá fácil acesso a rodovia, terá uma capacidade de cinco milhões de toneladas de grãos e duas toneladas de fertilizantes. É uma sociedade com uma empresa brasileira e o grupo Chinês CCCC, na qual está realizando diversos investimentos no Brasil”, comenta.

Até o momento, o Porto de São Luís conta com licença, tem projeto e os investidores podem estar aguardando negociação com as ferrovias para iniciar a construção. “Acredito que esse porto entrará em funcionamento a partir de 2022. Esse investimento vai beneficiar os produtores do Matopiba e a região nordeste do Mato Grosso”, afirma.

No entanto, esse projeto do Porto de São Luís ainda está na fase de intenções e não nada ainda contratos assinados. Com relação à Ferrogrão, a rodovia vai ligar as regiões de Sinop/MT a Miritituba/PA. “A Ferrogrão vai ser licitada no segundo semestre do ano que vem e o contrato deve ser assinado ainda em 2020 para iniciar as obras em 2022, já que precisa de licenciamento ambiental e projetos”, destaca.

Leia mais:

>> China anunciará investimento bilionário em Porto de São Luís, o maior investimento chinês no Brasil

Por: Aleksander Horta e Andressa Simão
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lula renova GLO em portos e aeroportos do RJ e SP por mais 30 dias
Portos RS apresenta a estruturação de plano para enfrentamento dos efeitos das chuvas, durante renião com Ministério de Portos e Aeroportos
Cofem debate gargalos nos portos catarinenses
TIL terá R$10 bi para "novos investimentos" em portos no Brasil, diz governo
China recebe 91,8% da exportação de soja movimentada no Porto de Paranaguá