Projeto Minas D"Água - Cafeicultores do sul de Minas se unem para preservar nascentes e evitar o escorrimento

Publicado em 03/01/2018 15:05
O objetivo do Minas D'água é aumentar o lençol freático e ter água nos períodos de seca
Confira a entrevista com Mario Guilherme Ribeiro do Valle - Pres. Sind. Rural de Guaxupé-MG

Os produtores de café de Guaxupé (MG) estão se unindo em um projeto piloto chamado Minas D'Água, que visa aumentar a captação da nascente do Japy, no Rio Guaxupé, melhorando o sistema de infiltração de água para os lençois freáticos, por meio de uma iniciativa conjunta do Sindicato Rural do município, da Cooxupé, dos produtores rurais e de importadores do café brasileiro.

Mario Guilherme Ribeiro do Valle, presidente do Sindicato Rural de Guaxupé, está diretamente envolvido nesse projeto, já que o Sindicato, em conjunto com a Emater, trabalham para levar a melhor técnica ao produtor rural.

São 290 hectares a serem tratados neste projeto piloto, que irão ser adequados de acordo com o novo Código Florestal. Além de beneficiar o campo, o projeto também traz reflexos na cidade, "levando qualidade e saúde para a população de Guaxupé", conta Valle.

Neste momento, estão sendo selecionados produtores que receberão mudas nativas e entrarão apenas com a mão de obra. A água a ser beneficiada é tratada pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) para abastecer a cidade. "A lei está aí. Basta cumpri-la", destaca o presidente.

Os produtores que possuírem interesse em saber mais sobre o projeto podem entrar em contato com o Sindicato no telefone: (35) 3551-1602

 

Por: João Batista Olivi e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

As guardiãs silenciosas da nossa terra
Mudanças climáticas agravam insegurança alimentar, diz pesquisadora
Brasil concentra 76% dos incêndios na América do Sul
Queimadas persistem na Amazônia; cidades do PA superam 1 mil focos
Setor agrícola pode contribuir para o mercado de ativos ambientais, dizem debatedores
Expocacer é a primeira cooperativa de café do Brasil a conquistar o Selo Ouro de inventário de carbono