Tecnologia BT em risco com milho VTPRO2 como ponte verde. Entenda porque o material resistente ao glifosato se tornou uma praga de laboratório

Publicado em 05/11/2015 12:32
Tecnologia BT em risco com milho VTPRO2 como ponte verde. Entenda porque o material resistente ao glifosato se tornou uma praga de laboratório

A utilização da tecnologia do milho VTPRO2, resistente ao glifosato, tem se mostrado como ponte verde em meio as lavouras de soja e, podem ameaçar a tecnologia Bt.

O milho geneticamente modificado com o gene Bt, que tem atividade principal combater as lagartas, em especial a lagarta do cartucho “Spodoptera fugiperda”.

Mas, segundo pesquisadores tem sido observado a partir de 2013 é um aumento do ataque da lagarta do cartucho. A chamada ponte verde para as pragas do milho vem ocorrendo principalmente nas regiões brasileiras onde se cultiva o milho safrinha, devido ao cultivo dos milhos com a tecnologia VTPRO 2.

"O problema que estamos encontrando após a introdução da tecnologia VTPRO2, é que o milho acaba perdurando e invadindo as lavouras de soja. Então ou o produtor faz um controle desse milho com herbicida, ou então ele vai germinar em meio às lavouras de soja e proliferar principalmente a lagarta do cartucho", explica o produtor rural Valdir Edemar Fries.

Essa tecnologia exige do produtor rural que usa da tecnologia, a aplicação de herbicidas específicos para o controle das plantas de milho que nascem no pós-colheita e em meio às lavouras de soja.

"Não é possível fazer o controle de todas essas plantas de milho que venham a nascer com uma única aplicação de herbicida, assim os custos sobem muito", alerta Fries.

Além disso, mesmo os produtores que não utilizam o VTPRO2 estão suscetíveis a presença da ponte verde, já que o sistema de polinização da cultura de milho é feita pelo vento e podem atingir distancias quilométricas entre uma lavoura e outra.

Segundo ele, as lavouras de soja, mesmo após o controle das ervas daninhas feito com glifosato, podem ser infestada com plantas de milho, servindo de ponte verde para a proliferação de lagartas resistentes.

Com isso, a probabilidade de realizar o plantio do milho safrinha já com a presença da praga resistente nas lavouras é muito alta. "Chegará a um ponto que a tecnologia não terá mais controle de forma adequada", destaca o produtor.

Para ler mais sobre o tema clique aqui.

Por: e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho tenta recuperação após tombo com estoques dos EUA; B3 fecha em alta
Milho volta a cair em Chicago nesta 5ª feira e perde os US$ 5/bu; B3 reduz perdas
Mercado vira após o USDA, milho despenca em Chicago, testa mínimas desde agosto e perde quase 7% em setembro
USDA surpreende com estoques e milho despenca mais de 20 pontos em Chicago nesta 4ª feira
Atraso na colheita do milho dá suporte para altas das cotações de Chicago nesta quarta-feira
Com um olho no dólar e outro no plantio, B3 fecha a terça-feira com estabilidade para os futuros do milho