Com forte calor, lavoura de milho safrinha pega fogo em Sorriso (MT)

Publicado em 29/06/2016 11:20
Com forte calor, lavoura de milho safrinha pega fogo na região de Sorriso (MT). Incêndio foi rapidamente controlado, mas demonstra o impacto das altas temperaturas na safrinha do MT. Cerca de 150 hectares de milho e mais mil hectares de palhada foram consumidos pelo fogo. Clima continua seco na localidade.

O clima quente e seco continua ocasionando prejuízos aos produtores rurais de Mato Grosso. Isso porque, nesta terça-feira (28), cerca de 150 hectares de milho e mais mil de palhada foram consumidos por um incêndio em uma propriedade na região de Sorriso, importante localidade produtora de grãos no estado.

De acordo com o proprietário, Argino Bedin, o fogo se alastrou rapidamente e resultou em prejuízos, que ainda não foram contabilizados. “No dia anterior, nós já tínhamos registrado um incêndio criminoso na propriedade e, inclusive, fizemos um boletim de ocorrência. E ontem, infelizmente, uma colheitadeira acabou pegando fogo, o que gerou as perdas”, explica.

E as áreas atingidas não têm seguro, consequentemente, o prejuízo ficará todo ao produtor rural. “Teremos que absorver essa perda e, a maior é em relação à palhada. No ocorrido, também tive ajuda de muita gente para controlar o fogo. É uma sensação muito ruim, pois todo o trabalho realizado é consumido em pouco tempo”, afirma Bedin.

É preciso destacar que o clima já trouxe muitas perdas aos produtores rurais do estado, já que a safrinha de milho foi severamente afetada pelo tempo seco registrado em abril. O produtor ainda ressalta que a perspectiva era de uma produtividade média ao redor de 150 a 160 sacas do grão por hectare nesta temporada, porém, em algumas áreas o rendimento está próximo de 135 sacas e outras o número não passa de 60 sacas do cereal por hectare.

Em meio à quebra na safrinha, Bedin reforça que a preocupação é grande em relação aos contratos que foram feitos antecipadamente. “Temos em torno de 30% da safra negociada anteriormente. Mas hoje os preços estão mais altos, uma vez que a disponibilidade do produto ainda é baixa. Nesse instante, a saca do milho é cotada entre R$ 27,00 a R$ 28,00 na região”, completa.

Veja fotos do incêndio na região:

Por: Fernanda Custódio
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho fecha a semana de olho na safrinha e recuando até 1,68% na B3
Agrifatto enxerga mercado pesado e pressão para preços do milho no Brasil e no exterior
B3 começa a sexta-feira com futuros do milho operando no negativo
Colheita da soja se encaminha para o final em Rondônia, com cerca de 20% de quebra na produtividade, segundo pesquisador
Radar Investimentos: Os futuros de milho fecharam em alta nesta quinta-feira na CBOT