Perdas no milho safrinha podem chegar a 50% após falta de chuvas em Doutor Camargo/PR; colheita está em 10% na região

Publicado em 16/07/2018 11:12
Além da menor produtividade, produtores amargam ainda pressão sobre os preços do milho e também da soja e incerteza sobre o escoamento diante dos entraves em torno da questão dos fretes. Custos de produção não serão cobertos em algumas áreas.
Ildefonso Ausec - Produtor Rural

Podcast

Entrevista com Ildefonso Ausec - Produtor Rural sobre o Acompanhamento de Safra do Milho Safrinha

 

Download

 

Ildefonso Ausec, produtor rural em Doutor Camargo (PR), conta que a colheita do milho safrinha já começou na região, mas que algumas adversidades climáticas podem implicar em perda de produtividade.

O plantio que foi iniciado mais cedo colhe agora uma produtividade praticamente normal para a região, pois teve tempo para se desenvolver. Contudo, aqueles que foram plantados em outros períodos devem ter uma grande diferença no resultado final - segundo Ausec, oito a dez dias fizeram bastante diferença.

Houve atraso em função da dificuldade na colheita da soja, de forma que o plantio do milho teve de ser "esticado" neste ano. As primeiras lavouras colhem produtividades de 100 a 120 sacas por hectare, mas os piores resultados podem ficar entre 50 a 80 sacas por hectare, enquanto algumas áreas podem nem render a colheita.

Ainda há uma considerável redução no preço do milho na região, de R$5 por saca, em função da paralisação dos caminhoneiros, que complicou a questão dos fretes, bem como a briga comercial entre Estados Unidos e China.

 

 

Por: Carla Mendes e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportação de milho em maio/24 segue abaixo dos embarques de maio/23 com compradores esperando "oferta bater"
Há quase 40 dias sem chuva, milho e sorgo sofrem perdas em Paracatu (MG)
Campo Mourão/PR inicia colheita do milho com 2 realidades diferentes nas lavouras
Futuros do milho abrem a segunda-feira voltando a subir na B3
Radar Investimentos: Mercado do milho acompanhou a movimentação cambial