Mesmo com grãos avariados, Nova Mutum/MT espera grande produtividade para o milho safrinha

Publicado em 18/06/2019 12:06
Lavouras sofreram com incidência alta de diplodia, mas expectativa é de produtividade média na casa das 110 sacas por hectare. Mais da metade da produção já está vendida com produtores aproveitando altas recente dos preços.
Emerson Zancanaro - Presidente do Sindicato Rural de Nova Mutum/MT

Podcast

Entrevista com Emerson Zancanaro - Presidente do Sindicato Rural de Nova Mutum/MT sobre o Acompanhamento de Safra do Milho

 

Download

A colheita do milho em Nova Mutum no Mato Grosso já atingiu 20% do total plantado e, até aqui, a expectativa de produtividade segue alta, com o produtores da região esperando médias similares ao ano passado na casa das 110 sacas por hectare.

Segundo Emerson Zancanaro, presidente do Sindicato Rural de Nova Mutum/MT, o que preocupa os agricultores no momento é a alta incidência de diplodia no milho, o que tem causado avarias nos grãos, e perdas de até 30% em algumas áreas do município.

Além de uma possível queda na qualidade da produção, essa incidência de doenças contribuiu para elevar os custos de produção desta safra. De acordo com Zancanaro, apesar deste custo elevado, o recente aumento nas cotações de venda do cereal ajudam a mitigar os prejuízos dos produtores, uma vez que no início da safra o ponto de equilíbrio era de R$ 18,00 para uma produção de 120 sacas por hectare.

Diante disso, mais da metade da produção de Nova Mutum já foi negociada com os produtores aproveitando as altas dos preços e evitando o acumulo de grãos para estocagem ao final da colheita.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Sindicato Rural de Nova Mutum/MT no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho fecha a semana de olho na safrinha e recuando até 1,68% na B3
Agrifatto enxerga mercado pesado e pressão para preços do milho no Brasil e no exterior
B3 começa a sexta-feira com futuros do milho operando no negativo
Colheita da soja se encaminha para o final em Rondônia, com cerca de 20% de quebra na produtividade, segundo pesquisador
Radar Investimentos: Os futuros de milho fecharam em alta nesta quinta-feira na CBOT