Colheita do milho safrinha chega perto do final em Tapurah/MT e produtividade é 10% menor do que ano passado

Publicado em 01/08/2019 11:10
Adversidades climática atuaram para reduzir volume produzido no município, mas bons preços de venda e oportunidades no mercado interno e para exportação garantiram lucro para a maior parte dos produtores.
Silvésio de Oliveira - Produtor Rural

Podcast

Entrevista com Silvésio de Oliveira - Produtor Rural sobre o Acompanhamento de Safra do Milho

 

Download

Até o momento, 95% da área cultivada com milho safrinha já foi colhida em Tapurah no Mato Grosso, e o restante deve ser finalizado nos próximos 3 ou 4 dias, com a colheita adiantada após o adiantamento da safra de soja com a chegada das chuvas.

Segundo o produtor rural Silvésio de Oliveira, as adversidades climáticas prejudicaram o desenvolvimento das lavouras e a produtividade média do milho safrinha ficou 10% menor do que a registrada no ano passado.

Porém, os bons preços de venda e as grandes oportunidades de negociação com a demanda interna aquecida devido às usinas de etanol de milho no Mato Grosso e o aumento das exportações, ajudaram os produtores obterem lucro mesmo com o melhor volume colhido.

Já para a próxima safra de soja 2019/20 a maior parte dos insumos já foi adquirida e cerca de 30% do adubo já foi entregue nas propriedades do município. A ideia dos produtores da região é iniciar o plantio da soja logo após o término do vazio sanitário, no dia 16 de setembro, e se intensificar a partir de outubro.

De acordo com Oliveira, o custo de produção crescente deixa o produtor obrigado a obter bons índices de produtividade para obter lucro na safra, mas a incerteza sobre o mercado prevalece, com a saca de soja valendo menos do que US$ 9,00.

Confira a íntegra da entrevista com o produtor rural de Tapurah/MT no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Futuros do milho acumulam queda semanal de até 2,7% na B3 com mercado já olho no fim de ano
Mercado do milho com poucas movimentações já entrando em ritmo de final de ano
Milho segue a soja e abre a sexta-feira recuando em Chicago
Fraqueza do dólar traz suporte e cotações do milho de Chicago se valorizam nesta quinta-feira
Futuros do milho sobem em Chicago ao longo desta quinta-feira
Seguindo Chicago e entrando no ritmo de fim de ano, milho da B3 cai até 2,2% nesta quarta-feira