Seca e geadas devem prejudicar produtividades do milho, trigo e aveia em Apucarana/PR

Publicado em 12/08/2019 15:02
Colheita do milho safrinha já esta acabando e produtividade deve ser até 30% menor. Trigo e aveia vão ser colhidos entre agosto e setembro e também devem apresentar quebra devido as condições climáticas.
Claudomiro Rodrigues - Pres. do Sind. Rural de Apucarana (PR)

Podcast

Entrevista com Claudomiro Rodrigues - Pres. do Sind. Rural de Apucarana (PR) sobre o Acompanhamento de Safra do Milho

 

Download

Os produtores de Apucarana no Paraná estão sofrendo com as dificuldades climáticas para o desenvolvimento das safras. A seca dos últimos dias e as duas fortes geadas que atingiram a região devem trazer prejuízos para o milho safrinha, trigo e aveia.

Segundo Claudomiro Rodrigues, presidente do Sindicato Rural de Apucarana/PR, a colheita do milho safrinha já está praticamente encerrada e as perdas chegam em até 30% com relação ao ano passado, atingindo uma produtividade média de 220 sacas por alqueire (cerca de 80 sacas por hectare).

As culturas de inverno como trigo e aveia também devem apresentar quebra na produção, mas um panorama mais preciso será possível apenas com o avançar das colheitas, que deve começar no próximo dia 20 de agosto e se estender até setembro.

Essas perdas na produção, aliadas aos altos custos de produção devem dificultar o lucro dos produtores para estas culturas e aumentar a expectativa por um bom rendimento na próxima safra de soja 2019/20.

De acordo com Rodrigues, a semeadura da soja deve começar entre o dia 20 e 25 de setembro e os agricultores do município esperam condições climáticas favoráveis para garantir boas produtividades. No momento, as preocupações estão no mercado e nos baixos preços de venda, o que atua para segurar as negociações antecipadas em níveis menores do que os últimos anos.

Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de Apucarana/PR no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

StoneX: Clima será fator decisivo para o milho paraguaio
Abramilho se torna Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo
Radar Investimentos: Bolsa de Cereais de Buenos Aires reduziu sua estimativa para a produção de milho na Argentina
Preço do milho segue em alta na Bolsa de Chicago nesta sexta-feira (03)
Milho fecha em alta com tempo seco no Brasil e plantio desacelerado nos EUA