Produção de milho brasileira poderia ser entre 5 e 10% maior com controle mais efetivo de pragas

Publicado em 22/09/2020 10:31 e atualizado em 22/09/2020 14:41
Dados do Sindiveg apontam que país poderia ultrapassar as atuais 100 milhões de toneladas anuais de milho efetuando um controle melhor de pragas e doenças. Por outro lado, produção poderia ser 40% menor do que a atual se nenhum tipo de controle fosse feito
Julio Borges - Presidente do Sindiveg

Podcast

Produção de milho brasileira poderia ser entre 5 e 10% maior com controle mais efetivo de pragas

 

Download

Segundo dados da Conab, o Brasil deve encerrar a safra 2019/20 com 102,503 milhões de toneladas de milho, mas este volume poderia ser até 10% maior, chegando em 112,753 milhões de toneladas, caso o controle de pragas e doenças fosse realizado de uma maneira mais efetiva.

Essa é a estimativa do Sindiveg (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos Para Defesa Vegetal), que ainda aponta que a produção poderia ser 40% menor do que a atual, perdendo 41 milhões de toneladas  e sendo de apenas 61,5 milhões de toneladas caso nenhum controle de pragas fosse efetivado nas lavouras.

O presidente do Sindiveg, Júlio Borges, destaca que este controle deve ser feito de maneira planejada e preventiva. As primeiras ações devem acontecer antes mesmo de a safra chegar, já na seleção das sementes utilizadas e se estender sempre de maneira preventiva.

“O cuidado preventivo é crucial para não deixar que nem as doenças e nem os insetos causem danos. Uma vez que o dano foi causado sempre haverá impacto na sua produtividade”, diz Borges.

A liderança ressalta ainda a importância de o produtor realizar todos os seus manejos dentro das orientações de profissionais qualificados e dentro das quantidades recomendadas, não adiantando utilizar mais produtos do que o necessário.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Sindiveg no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em apenas 15 dias úteis, Brasil já exportou mais milho do que em todo dezembro de 2024
Força de demanda segue mantendo futuros do milho de Chicago em alta nesta segunda-feira
Cotações do milho abrem a segunda-feira no campo positivo da Bolsa de Chicago
Milho/Cepea: Com demanda ainda fraca, preços caem em parte das praças
Futuros do milho recuam em Chicago nesta sexta-feira, mas ainda acumulam ganhos semanais
Safras & Mercado reduz previsão de colheita de milho do Brasil e cita estiagem no RS