Incidência de enfezamento de milho cresce em SC e RS e algumas lavouras já perdem 20% da produtividade

Publicado em 06/01/2021 10:27 e atualizado em 06/01/2021 14:22
Levantamento da Epagri identificou áreas em que a produtividade, que já estava prejudicada pela estiagem, será reduzida ainda mais. Produtores precisam intensificar ações preventivas para evitar o contágio pelas cigarrinhas
Leandro do Prado Ribeiro - Entomologista Epagri/Cepaf

Podcast

Incidência de enfezamento de milho cresce em SC e RS e algumas lavouras já perdem 20% da produtividade

 

Download

Os casos de enfezamento do milho têm aumentado em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, de acordo com levantamento realizado pela Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina). Em algumas regiões monitoradas, a perda de produtividade já chega à 20% devido à ação da doença.

Segundo o entomologista da Epagri, Leandro do Prado Ribeiro, o último inverno foi menos rigoroso no Sul do Brasil, o que diminuiu o controle natural das plantas de milho tiguera e aumentou a possibilidade da cigarrinha, o vetor de transmissão, se instalar nas lavouras.

Como não tem cura uma vez que já está instalada, o produtor precisa mesmo é focar nas ações preventivas. Entre elas, o controle das plantas voluntárias, escolha de híbridos resistentes, utilização de sementes tratadas e aplicação de defensivos de pré-emergência.  

Em um ano como esse, em que o potencial produtivo da safra de milho já foi prejudicado devido a estiagem que os estados do Sul enfrentaram, a importância deste controle fica ainda maior, para evitar perdas ainda maiores na produtividade e rentabilidade dos produtores.

Confira a íntegra da entrevista com o entomologista da Epagri no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cotações do milho fecham semana volátil em Chicago com mercado de olho no Oriente Médio
Foco do mercado na comercialização da soja mantém cotações do milho lateralizadas no Brasil
Entre guerra e custos altos, milho deve perder espaço nos EUA e provocar reação nos preços
Milho: Mercado fecha 5ª feira com estabilidade na Bolsa de Chicago e na B3
Milho fecha em alta em Chicago, enquanto B3 termina o dia em campo misto nesta 3ª
Preços do milho sobem em Chicago nesta 3ª feira, enquanto B3 caminha de lado