Aprosoja SP já estima perda de 30% na safrinha de milho que começará a ser colhida

Publicado em 08/06/2021 10:09 e atualizado em 08/06/2021 10:44
Estiagem prejudicou desenvolvimento das lavouras e deve resultar em menos colheita nesta safra. Por outro lado, condições do mercado são favoráveis e devem representar rentabilidade para quem conseguir colher mais
Gustavo Chavaglia - Presidente Aprosoja SP

Podcast

Aprosoja SP já estima perda de 30% na safrinha de milho que começará a ser colhida

 

Download

Os produtores paulistas começaram a segunda safra bastante animados com os preços elevados do milho e apostaram na cultura, inclusive aumentando a área de cultivo no estado. Porém, a estiagem impactou forte e deve tirar boa parte das perspectivas produtivas da safrinha.

Segundo o presidente da Aprosoja SP, Gustavo Chavaglia, a expectativa é de uma redução de 30% na produção de milho, com impacto maior na região Centro-Norte de São Paulo, a que sofreu mais com a falta de chuvas.

A liderança aponta que a colheita deve começar nos próximos dias, mas algumas lavouras já foram deixadas para trás, pois as perdas podem chegar à até 100% em algumas localidades.

Chavaglia destaca ainda que a confirmação dessas perdas deve mudar a dinâmica de comercialização da safra. Muitos volumes foram negociados antecipadamente, mas agora, os produtores optam por aguardar e apostam em preços maiores ao final da colheita devido a escassez dos estoques.

Essa cautela está presente também no planejamento da próxima safra de verão 2021/22, para a qual a entidade recomenda cuidado no fechamento de contratos futuros, travamento de custos e arrendamentos caros.

Confira a entrevista completa com o presidente da Aprosoja SP no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cotações do milho fecham semana volátil em Chicago com mercado de olho no Oriente Médio
Foco do mercado na comercialização da soja mantém cotações do milho lateralizadas no Brasil
Entre guerra e custos altos, milho deve perder espaço nos EUA e provocar reação nos preços
Milho: Mercado fecha 5ª feira com estabilidade na Bolsa de Chicago e na B3
Milho fecha em alta em Chicago, enquanto B3 termina o dia em campo misto nesta 3ª
Preços do milho sobem em Chicago nesta 3ª feira, enquanto B3 caminha de lado