Rondônia teve clima positivo para safrinha de milho que começa a ser colhida

Publicado em 10/06/2021 10:38
Expectativa no estado é aumentar a produtividade média em relação à safra passada e garantir rentabilidade para a maior parte dos produtores
Vicente Godinho - Pesquisador da Embrapa Rondônia e Membro da Aprosoja/RO

Podcast

Rondônia teve clima positivo para safrinha de milho que começa a ser colhida

 

Download

A colheita do milho já começou em Rondônia com as primeiras produtividades registradas variando entre 104 e 140 sacas por hectare com os trabalhos devendo ganhar ritmo nos próximos 15 dias e se estender até agosto.

Segundo o pesquisador da Embrapa e membro da Aprosoja/RO, Vicente Godinho, o estado foi um dos que menos sofreu com as condições climáticas nesta segunda safra e registrou grande parte do plantio dentro da janela ideal, especialmente nas regiões mais produtoras como Vilhena e o Cone Sul.

A expectativa da entidade é que a produtividade média neste ano cresce entre 5 e 7% com relação à 2020 e fique por volta das 85 sacas por hectare, podendo chegar em até 116 sacas nas melhores lavouras dos 220 mil hectares cultivados.

Godinho relata que 40% desta produção já foi vendida com preço médio de R$ 70,00 a saca neste ano que deve representar rentabilidade para a maior parte dos produtores, que destinam parte da sua produção para destinos fora do estado, o que gera a necessidade de buscar novos volumes em outras originações para anteder a demanda rondoniense.

Confira a entrevista completa com o pesquisador da Embrapa e membro da Aprosoja/RO no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chicago segue com valorizações para o milho nesta quinta-feira de olho no clima e no USDA
Futuros do milho registram valorizações na manhã desta quinta-feira em Chicago e na B3
Números do USDA ainda repercutem no mercado e milho sobe 2% em Chicago nesta quarta-feira
StoneX eleva estimativa para segunda safra de milho do Brasil em 2025/26
Cotações do milho registram valorizações em Chicago nesta quarta-feira
Exportações de milho da Índia devem atingir maior nível em 3 anos na esteira de preços competitivos