Jataí/GO começa a colher milho e deve perder produtividade por enfezamentos e seca de abril

Publicado em 09/06/2022 15:51
Primeiras áreas colhidas estão produzindo entre 70 e 90 sacas por hectare diante da expectativa de mais de 160 sc/ha. Por outro lado, preços do milho melhoraram e produtores devem conseguir vender o grão mais caro após travar poucos volumes
Lia Katzer - Produtora Rural na região de Jataí/GO

Podcast

Jataí/GO começa a colher milho e deve perder produtividade por enfezamentos e seca de abril

 

A segunda safra de milho foi plantada dentro da janela ideal em Jataí em Goiás e permitiu a criação de grandes expectativas para o potencial produtivo das lavouras, que se desenvolviam bem até o final do mês de março. Porém, houve um corte das precipitações em abril que mudou o cenário. 

Segundo a produtora rural Lia Katzer, algumas localidades ficaram com até 35 dias sem precipitações e isso prejudicou o desenvolvimento das plantas, que também sofreram com uma alta infestação de cigarrinhas e o aparecimento de enfezamentos em campo, especialmente nas áreas plantadas primeiro. 

Esses talhões semeados ainda em janeiro já começaram a ser colhidos e variedades de alto potencial produtivo, onde eram esperadas mais de 160 sacas por hectare, estão performando entre 70 e 90 sc/ha, em função dos efeitos das cigarrinhas e enfezamentos. 

Já o restante das áreas, que serão colhidas a partir do final de junho, o que afetou a projeção foi a seca. Katzer relata que nos talhões de sua propriedade que tinham potencial para produzir mais, a estimativa já caiu para 100 sc/ha. 

Do lado do mercado, os produtores da região haviam travado poucos volumes e com apenas 30% da safra negociada e preços do cereal melhores atualmente do que os do momento das vendas passadas, a expectativa é obter boas rentabilidades na hora de vender. 

Enquanto colhem, os agricultores também avançam com as preparações das próximas temporadas. Muitos insumos já estão comprados e chegando às propriedades para a safra de soja 2022/23 e a busca por híbridos mais resistentes à cigarrinha também já começou para a safrinha de 2023. 

Confira a entrevista completa com a produtora rural de Jataí/GO no vídeo. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Colheita de milho em MT avança a 32,41%, enquanto a de algodão tem início, diz Imea
Futuros do milho da B3 recuam nesta sexta-feira com colheita, mas acumulam ganhos semanais impulsionados pelo dólar
Colheita do milho traz pressão sazonal para os preços no mercado brasileiro
Futuros do milho recuam em Chicago nesta sexta-feira com mercado de olho no clima e no USDA da semana que vem
Agroconsult vê queda de 11% na exportação de milho do Brasil em 25/26
Cotações do milho sobem em Chicago nesta quinta-feira com apoio da soja e das exportações dos EUA