Colheita da safrinha de milho em Querência (MT) é estimada em 100sc/ha, mas ataques da cigarrinha do milho podem mudar números

Publicado em 24/05/2023 10:44
Presidente do Sindicato Rural local afirma que, mesmo se a produtividade for boa, produtores não vão conseguir "fechar a conta" devido à queda nos preços de venda do cereal
Gilmar Reinoldo Wentz - Presidente do Sindicato Rural de Querência/MT

Podcast

Colheita da safrinha de milho em Querência (MT) é estimada em 100sc/ha, mas ataques da cigarrinha do milho podem mudar números

 

As áreas de milho irrigadas em Querência, no Mato Grosso, já começaram a ser colhidas. Segundo o presidente do Sindicato Rural do Município, Gilmar Reinoldo Wentz, cerca de 25% destas áreas já passaram pelo processo. O milho plantado em áreas de sequeiro, entretanto, começará a ser colhido no final de maio, mas o trabalho no campo deverá ganhar ritmo na primeira quinzena de junho, conforme aponta Wentz.

A expectativa inicial de média de produtividade para o cereal é de cerca de 100 sacas por hectare, mas este número pode mudar, uma vez que houve ataques da cigarrinha do milho. “Os estragos causados pela cigarrinha a gente só vai conseguir contabilizar quando for feita a colheita”, afirmou.

O clima contribuiu para o desenvolvimento das plantas, e as últimas chuvas ainda deixaram alguma umidade no solo, o que ajuda, já que as precipitações mais generalizadas cessaram. “Há ainda uma parcela do milho em maturação, já que 25% das áreas foram semeadas mais tarde, fora da janela ideal, e ainda precisam de água”, disse.

Sobre as negociações, assim como em muitas áreas do Brasil, Wentz conta que os produtores ficaram reticentes em realizar negócios antecipados quando a saca do milho ainda era cotada a R$ 60,00, e que agora, com as quedas intensas, “muitos produtores não vão conseguir fechar a conta”. 
 

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho fecha com forte queda na B3 pressionado pelo dólar, clima no BR e baixas em Chicago
Bolsa eleva previsão de safra de milho da Argentina a patamar recorde
Milho cai mais de 1% na B3 nesta 4ª, e preços estão pressionados também no BR com dólar em queda
Com plantio iniciado nos EUA, milho fecha terça-feira caindo mais de 1% em Chicago
Brasil exportou 12,8% mais milho em março/26 do que em março/25, mas mercado liga o alerta para o restante do ano
Cigarrinha-do-milho causa prejuízo de 25,8 bilhões de dólares ao País em quatro anos