Com atraso no plantio da safrinha de milho em São João (PR), parte da área do cereal foi ocupada pelo feijão, segundo liderança

Publicado em 04/08/2023 10:12 e atualizado em 04/08/2023 11:10
Área da safrinha de milho saiu de 2 mil hectares em 2022 para 500 hectares este ano; produtividade média é de 55 sacas por hectare
Arceny Bocalon - Pres. Sind. Rural de São João - PR
Podcast

Com atraso no plantio da safrinha de milho em São João (PR), parte da área do cereal foi ocupada pelo feijão, segundo liderança

A produção de milho safrinha em São João, no Paraná, foi menor neste ano de 2023, segundo o presidente do Sindicato Rural do Município, Arceny Bocalon. Ele conta que devido ao atraso de cerca de 20 a 25 dias no plantio do cereal, ligado ao atraso na colheita da soja, produtores ocuparam parte da área destinada ao milho com outros cultivos, principalmente o feijão.

De acordo com ele, no ano passado foram semeados 2.000 hectares de milho safrinha em São João, e este ano, esta área caiu para 500 hectares. A produtividade também foi menor, resultado do plantio em atraso e também do menor uso de tecnologias nas lavouras. “Esperava-se cerca de 80 sacas por hectare de milho, mas a média de produtividade neste ano foi em torno de 55 sacas por hectare”, contou.

Em contrapartida, a área de feijão, segundo Bocalon, cresceu em torno de 70%, chegando a 7.000 hectares, com uma produção na casa das 140 mil toneladas. Outros cultivos destacados pela liderança neste ciclo foram o milho silagem com produtividade de mais de 112 mil toneladas para atender à produção leiteira da região, além do trigo e da canola, esta última sendo uma aposta pelo menor custo de produção.
 

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho recua até 2,02% na B3 e perde mais de 1% em Chicago nesta terça-feira
Milho perde saída pelos portos, e preços caem até 22% no interior do país
Milho recua em Chicago e B3 nesta terça-feira, com contratos brasileiros devolvendo parte da alta da véspera
Etanol de milho já responde por 20% da produção nacional no início da safra 2026/27
Plantio do milho verão chega a 40% e supera 2025 e média histórica
Milho abre terça-feira com leves baixas em Chicago e mercado segue atento à competitividade da América do Sul