Paraná, afetado pelo clima, registra perdas na soja e milho safrinha já começa a dar sinais de comprometimento

Publicado em 28/03/2024 10:32 e atualizado em 28/03/2024 11:19
Liderança aponta, inclusive, para ataques de cigarrinha e percevejo de barriga verde
Rodrigo Tramontina - Presidente na AssoSoja
Podcast

Paraná, afetado pelo clima, registra perdas na soja e milho safrinha já começa a dar sinais de comprometimento

As poucas chuvas seguem afetando a cultura do milho safrinha no Paraná, após ter causado perdas na soja, segundo o presidente da Associação dos Cerealistas do Norte do Paraná (AssoSoja), Rodrigo Tramontina. De acordo com ele, para além das questões climáticas, os produtores também estão tendo problemas com a cigarrinha do milho e o percevejo de barriga verde.

De acordo com Tramontina, ainda há um caminho a se percorrer, já que 10% do milho apenas está em florescimento, e o restante, em estado vegetativo. 

No caso da soja, ele aponta que 95% das áreas foram colhidas, e que o clima, com chuvas esparsas e fortes ondas de calor, algumas que duraram cerca de 10 dias, e devem fazer com que a média de produtividade geral do Estado, segundo ele, chegue perto das 45 sacas por hectare, bem abaixo do habitual número de 56 a 57 sacas por hectare.

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com plantio iniciado nos EUA, milho fecha terça-feira caindo mais de 1% em Chicago
Brasil exportou 12,8% mais milho em março/26 do que em março/25, mas mercado liga o alerta para o restante do ano
Cigarrinha-do-milho causa prejuízo de 25,8 bilhões de dólares ao País em quatro anos
Futuros do milho divergem do mercado de energia e seguem caindo em Chicago nesta terça-feira
Demanda por milho no Mato Grosso cresce em 25/26 cresce impulsionada pelo etanol
Chuva escassa piora condição da segunda safra de milho do Paraná, diz Deral