Chuva atrapalha a colheita da soja no Maranhão, causando avarias nos grãos e gargalos logísticos

Publicado em 09/04/2024 10:38 e atualizado em 09/04/2024 11:12
Milho safrinha teve área diminuída pela metade e sofre com ataques de lagartas, diz presidente da Aprosoja do Estado
José Carlos Oliveira de Paula - Presidente da Aprosoja MA
Podcast

Chuva atrapalha a colheita da soja no Maranhão, causando avarias nos grãos e gargalos logísticos

A colheita de soja no Maranhão chegou a 65% a 70% das áreas, com ritmo diminuído no momento devido às chuvas constantes dos últimos dez dias. As informações são do presidente da Aprosoja do Estado, José Carlos Oliveira de Paula. Ele explica que neste momentom, a expectativa de média de produtividade é de 49 a 50 sacas por hectare.

De acordo com a liderança, as perdas vão desde a falta de chuva, que prejudicou o desenvolvimento da soja mais precoce, até a chegada das chuvas na colheita, que causam avarias nos grãos e estão causando gargalos logísticos. 

Sobre o milho safrinha, ele afirma que a área dedicada ao cereal caiu pela metade este ano, com os produtores preocupados com a janela de plantio e os custos de produção. "Há muito ataque de lagartas, e o produtor está tendo que fazer várias aplicações para tentar controlar as pragas. 

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Safras & Mercado reduz previsão de colheita de milho do Brasil e vê queda anual
Colheita do milho vai se intensificar em julho e preços devem sentir a pressão no mercado brasileiro
Mato Grosso acelera colheita do milho, mas alta dos custos em 14% exige cautela na próxima safra
Milho: Mercados tanto na B3, quanto na Bolsa de Chicago voltam a recuar nesta 5ª feira
Milho fecha em alta na Bolsa de Chicago nesta 4ª, na esteira do trigo e da soja
Chicago registra altas para o milho nesta quarta-feira com mercado de olho no petróleo