Média de produtividade do milho safrinha em Laguna Carapã deve ficar entre 40 a 42 sacas por hectare, diz especialista

Publicado em 21/08/2024 11:03
Falta de chuvas prejudicou o desenvolvimento do milho e encurtou o ciclo da cultura, adiantando em cerca de 30 dias a colheita
Antônio Rodrigues Neto - Técnico Agrícola da Casa da Lavoura de Dourados

Em Laguna Carapã, no Mato Grosso do Sul, a média de produtividade do milho segunda safra, diferente do que se costuma ver no Município, na casa das 98 a 100 sacas por hectare, deve fechar este ano com 40 a 42 sacas por hectare. As informações são do técnico agrícola da Casa da Lavoura Dourados, Antônio Rodrigues Neto. 

De acordo com ele, após o plantio, houve períodos de 40 dias ou 50 dias sem chuvas, intercalados por alguns dias com volumes baixos de precipitações que não bastavam para dar fôlego ao milho. Com isso, o desenvolvimento do cereal ficou comprometido, e o ciclo da cultura também encurtou, adiantando a colheita em cerca de um mês. 

Desta maneira, com os atuais preços de venda na faixa dos R$ 42,00 a R$ 45,00 por saca, o custo de produção para um hectare de milho safrinha é de 55 a 60 sacas por hectare, bem acima das 40 a 42 sacas que são contabilizadas como média geral para Laguna Carapã. "Teve produtor que não chegou nem nesta média, teve produtor também que sequer chegou a colher, que foi tão prejudicado que já passou o rolo em tudo", disse.

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho fecha 6ªfeira se movimentando pouco na B3 e registrando desvalorizações semanais
Futuros do milho voltam do Natal subindo em Chicago
Milho mantém trajetória de valorização no começo de dezembro
Futuros do milho abrem a sexta-feira levemente positivos na B3
Retro 2025 - Milho/Cepea: Preço se mantém elevado em 2025, mesmo em meio à colheita recorde
Mercado travado pressiona e milho recua na B3 nesta terça-feira