Plantio de inverno começando em Guarapuava/PR com projeção de redução de áreas

Publicado em 11/06/2025 11:43
Custos de produção elevados e rentabilidade baixa deixam produtores desestimulados
Rodolpho Botelho - Presidente do Sindicato Rural de Guarapuava/PR

O plantio das culturas de inverno já começou na região de Guarapuava/PR, mas o cenário é de cautela entre os produtores. Segundo Rodolfo Botelho, presidente do Sindicato Rural do município, a expectativa é de uma redução significativa nas áreas cultivadas, especialmente com trigo, que pode perder até 33% da área em relação ao ano passado.

“Os custos subiram bastante, especialmente com fertilizantes e defensivos. A rentabilidade está baixa e o produtor está desestimulado”, explica Botelho. O trigo, tradicional na região, deve ocupar cerca de 25 mil hectares, mas vem perdendo espaço e importância diante dos riscos climáticos e da baixa margem econômica.

Por outro lado, a cevada deve crescer, alcançando cerca de 40 mil hectares, impulsionada pela demanda da indústria cervejeira. A aveia branca também deve ter leve retração, enquanto a aveia preta, usada como cobertura de solo, pode ganhar área.

Botelho reforça que, apesar das dificuldades, as culturas de inverno seguem fundamentais para a rotação e conservação do solo. No entanto, sem rentabilidade, o produtor tende a recuar. “É preciso gestão e cautela. O produtor tem que fazer o arroz com feijão bem feito, porque o momento exige decisões seguras.”

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Goiás colheu apenas 3% da soja 25/26 com chuvas atrasando atividades
Colheita da soja avança em Espigão do Leste/MT com projeção de redução na produtividade
Araguari/MG espera alta produtividade da soja que começa a ser colhida
Chuvas estão atrasando as colheitas da soja em Goiás e no triângulo mineiro
Imea destaca boas produtividades da soja no Mato Grosso, mas alerta para preocupações com a chuva
Mato Grosso avança colheita da soja com boas produtividades, mas atenção com chuvas e grãos avariados segue elevada