Colheita do gergelim avança com produtividades elevadas

Publicado em 09/07/2025 11:28
Desafio fica para a comercialização, com preços abaixo do esperado
Junior Balestreri - Sócio da Arbaza

A safra de gergelim em 2025 avança com produtividades boas, favorecidas pelas chuvas. Júnior Balestreri, Sócio da Arbaza, explica que a produção deve repetir ou superar o recorde de 2024, estimado entre 300 e 400 mil toneladas.

No entanto, há excesso de oferta no mercado, o que pressiona os preços e desanima os produtores. Segundo Balestreri, o mercado externo, fundamental para o gergelim brasileiro, enfrenta um momento difícil com alta oferta mundial.

Mesmo assim, o especialista acredita que o crescimento da área cultivada deve continuar, apesar da oscilação de preços, já que o gergelim aproveita áreas não ocupadas por milho.

“É um mercado pulverizado e global, então as previsões são incertas, mas o crescimento é esperado”, ressalta.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Intercâmbio entre produtores de amendoim da Argentina e do Brasil
Tocantins segue ampliando produção de soja com aumento de 12% ante a safra passada
Safra de soja do Tocantins deve crescer mais de 12% e Cooxupé descarta supersafra de café
Fretes sobem 30% desde janeiro com pico da colheita da soja e alta nos preços do diesel
Maringá/PR fechou safra de soja com perda de produtividade e já enfrenta dificuldades no milho
Colheita da soja avança com boa produtividade em Paracatu/MG, mas chuva atrasa trabalhos