Colheita da soja avança pelo Brasil com regiões esperando boas produtividades

Publicado em 14/01/2026 10:31
Chuvas de dezembro aumentaram alerta para pressão de doenças como a ferrugem asiática --------------------------------------
Realidades da Safra - Notícias Agrícolas
Podcast

Colheita da soja avança pelo Brasil com regiões esperando boas produtividades

 

Na edição desta quarta-feira (14), o Realidades da Safra acompanhou como estão os trabalhos de colheita da soja na safra 2025/26 em Confresa/MT e Rondônia.

No município mato-grossense, o engenheiro agrônomo Rafael Antoniolli, destacou que, os trabalhos de colheita estão avançando e as projeções de produtividade estão positivas. Para Rondônia, o pesquisador da Embrapa e membro da Aprosoja RO, Vicente Godinho, apontou que o mês de dezembro foi muito chuvoso e agora começam a aparecer casos de ferrugem asiática nas lavouras.

Nós acompanhamos também o avanço da colheita do milho de verão, o pedido para ampliar a janela de plantio de verão no Rio Grande do Sul, a queda da moagem de cana-de-açúcar no Centro-Sul e no Norte/Nordeste, negócios de algodão, café e arroz, e a expectativa para safra de uva no RS.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Clima irregular no Rio Grande do Sul contribuiu para o aumento da pressão de percevejos
Seca e calor na floração prejudicaram desenvolvimento dos cafezais em Varginha/MG
Levantamento encontra nematoides em 99% das áreas de soja do Mato Grosso
Clima irregular prejudicou desenvolvimento dos cafezais em Varginha/MG e elevaram pressão de percevejos na soja do Rio Grande do Sul
Colheita da soja entra no terço final no Vale do Guaporé no Mato Grosso
Últimos dias muito chuvosos prejudicam a colheita da soja no Tocantins