Na região de Nova Mutum/MT, colheita da soja está no final e produtividade pode não chegar a média de 50 sacas/hectare

Publicado em 24/03/2015 09:50
Safra 2014/15: Na região de Nova Mutum/MT, colheita da soja está quase finalizada e produtividade pode não chegar a média de 50 sacas/hectare. Além das adversidades climáticas no período do plantio, lavouras foram castigadas ainda com o forte ataque da mosca-branca. Excesso de chuvas no estado nesse momento pode prejudicar a produtividade da safrinha de milho.
Na região de Nova Mutum (MT), a colheita da soja está na fase final, mas a produtividade pode não alcançar a média de 50 sacas/hectare.
 
"Nós tivemos vários fatores neste ano que prejudicaram muito, um deles foi à falta de chuva no inicio da safra - plantando mais tarde - e no período do crescimento. E a falta de chuva que causaram muitas doenças", Luiz Carlos Gonçalves, presidente do sindicato rural.
 
Segundo ele, a prega mais prejudicial às lavouras foi à mosca branca, onde os produtores reclamavam da falta de eficiência dos produtos. Com isso, lavouras com potencial de 60 sacas por hectare perderam significativamente o volume e a qualidade dos grãos.
 
Nas lavouras com plantio tardio, a oleaginosas não apresentou um bom enchimento de grão, principalmente causado pela incidência da mosca branca. "O grão não está ardido ou estragado, nós percebemos diferença mesmo é no tamanho do grão, que já deveriam estar maior e mais pesado", explica Gonçalves.
 
Para Gonçalves mesmo com a possível quebra na produção os preços praticados na região - R$ 56,00 a saca - são remuneradores e, o que preocupa dos produtores é a crescente valorização do dólar, haja vista que muitos possuem contas dolarizadas.
 
"Quem tiver que vender soja em reais para pagar conta em dólar, ele vai ficar devendo. Aquele produtor que travou lá trás e conseguiu fazer amarração do dólar nos seus empréstimos, esse ainda vai mais ou menos, agora aqueles que não conseguiram travar vai ficar complicado a situação", considera.
 
Nesse cenário, muitos produtores pretendem arriscar e segurar seus produtos na expectativa de melhoras no mercado, como afirma o presidente, sendo comercializados apenas volumes suficientes para sanar as necessidades do agricultor.
 
Além disso, com a colheita de soja quase finalizada muitos produtores já iniciaram o cultivo do milho safrinha, mas segundo Gonçalves, "as plantas estão na flor, e muitas chuvas nesse período - como acontece - prejudicam a produção", explica.
 
A expectativa é que a chuva continue nos próximos dias.


 

Por: Carla Mendes // Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em Chicago, óleo despenca mais de 3% e pressiona ainda mais preços da soja nesta 3ª feira
Anec faz leve ajuste na exportação de soja do país em abril, que deve cair ante 2023
Apesar de altas no farelo e baixas intensas no óleo, soja trabalha com estabilidade em Chicago nesta 3ª
Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª