Congresso da Soja analisa a nova tecnologia RNAi que modifica ação dos insetos

Publicado em 19/06/2015 10:16
VII Congresso Brasileiro da Soja acontece na próxima semana em SC e discute as perspectivas de mercado e tecnologia para o setor. Entre os destaques sobre as novas tecnologia está o estudo sobre uma atuação no RNAi de insetos que são pragas para a cultura como uma nova forma de combatê-las. Evento é realizado pela Embrapa em parceria, neste ano, com o Mercosoja.

De 22 a 25 de junho de 2015, será realizado em Florianópolis, Santa Catarina, o VII Congresso Brasileiro de Soja (VII CBSoja) com realização da Embrapa Soja.

Com o tema "Tecnologia e mercado global: perspectivas para a soja", o evento trará importantes nomes da pesquisa e do agronegócio brasileiro e internacional para debater os desafios atuais e as perspectivas de um dos principais segmentos da agricultura brasileira e mundial.

Segundo Alexandre Nepomuceno, presidente do Congresso Brasileiro de Soja, a oleaginosas tem sido "carro chefe" do agronegócio brasileiro e "a cada seis anos o Congresso acontece de forma conjunta com o Mercosoja, onde tem a participação de países como Argentina, Paraguai, Bolívia e Uruguai", conta.

Mais de 50% da soja produzida no mundo é proveniente desses cinco países, por isso a importância de buscar informações e soluções conjuntas para o setor. "A programação está bastante ampla para cobrir todos os aspectos da produção de soja no Brasil e do Mercosul", declara Nepomuceno.

Entre os assuntos discutidos está o debate sobre os desafios das mudanças climáticas na produção do grão, produção de sementes de soja no Brasil, perspectivas do Mercosul no mercado global de soja, a soja de 2ª Safra, novas tecnologias, entre outras palestras e painéis.

"Estamos trazendo para o Congresso, alguns especialistas do mundo que vão apresentar tecnologia, como a do RNAi, que tem o potencial no médio e longo prazo de acabar com a utilização de agrotóxico e defensivos agrícolas nas lavouras", explica Nepomuceno.

O RNA de interferência é uma metodologia que desabilita genes específicos de um determinado organismo vivo e possibilita a interferência na praga e não mais nas plantas. Essa tecnologia vem sendo debatida em longa escala, "pois tem um grande potencial para alterar muitos paradigmas no futuro", declara.

As inscrições para o evento podem ser feitas até o dia do evento, e para mais informações acesse: www.cbsoja.com.br

Por: Carla Mendes e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes