João Batista Olivi com a Aprosoja Brasil e PR começam circuito No Caminho da Soja

Publicado em 26/10/2015 09:53
Começa nesta segunda-feira (26), o circuito "No Caminho da Soja", no Paraná, com representantes da Aprosoja Brasil e Aprosoja PR e do jornalista João Batista Olivi. O objetivo do roteiro é conhecer o andamento da nova safra do estado e a divulgação dos trabalhos da instituição. Um dos destaques será o terraceamento e a reconstrução das curvas de nível e as relações com o plantio direto.

SAFRA DE SOJA 2015/2016 NO PARANÁ MAIS PRODUTIVA 

Pela Aprosoja Brasil

Durante uma semana, a Aprosoja Brasil e Aprosoja Paraná irão levar informação técnica, em parceria com a Embrapa Soja, para os produtores do estado.Convite Caminho da Soja -Paraná

“No caminho da Soja” é um projeto de realização de ambas entidades e que pretende ouvir e trocar informação com os produtores locais.

 O roteiro é itinerante, cada dia da semana um destino diferente, mas o que tem em comum é a busca pela sustentabilidade da soja paranaense, que acaba de começar. O estado já plantou 51% da safra e com um pequeno crescimento de área e produção.

O segundo maior produtor de soja do país, o Paraná de deve plantar 5,2 milhões de hectares e produzir 18,0 milhões de toneladas, o que representará aumento de 2% e 6% de área e produção, respectivamente, de acordo com Departamento de Economia Rural (Deral) do estado.

O presidente da Aprosoja Paraná, José Sismeiro, tem orgulho da produção e produtividade do estado, mas sabe que a conjuntura não é boa, o país está em crise e não fosse o dólar e capacidade técnica dos produtores, as margens estariam no vermelho. “Sabemos do potencial do produtor, mas nem por isso podemos esquecer das técnicas para garantir mais produtividade e ganhos na renda. E é isso que o Projeto No Caminho da Soja pretende levar, informação qualificada e tecnológica para os produtores”.

João Batista Olivi no Paraná, com Zezé Sismeiro e Fabricio Rosa, iniciando o projeto No Caminho da Soja

Ainda nas palestras os produtores poderão conhecer um pouco mais do trabalho realizado pela Aprosoja Paraná através da Aprosoja Brasil. O executivo da entidade nacional, Fabrício Rosa, irá mostrar como a Aprosoja Paraná tem contribuído com os trabalhados diários em Brasília, no executivo e dentro do Congresso Nacional, para destravas os entraves para o setor.

“A Aprosoja Brasil há 25 anos vem lutando pelas causas do sojicultor. Atualmente nossa prioridade é a modernização das Leis Trabalhistas e a votação da PEC 215, que amenizará a segurança jurídica no campo e poderá colocar fim nos conflitos indígenas. Além disso, estamos mostrando ao produtor a necessidade de nos voltarmos ao Manejo Integrado de Pragas como forma de ter ganhos de produtividade e renda, além de trabalhar de forma sustentável”, explica Rosa.

A seguir, veja imagens do início do Circuito:

JB visita os amigos da cooperativa Integrada de Cornélio Procópio

Tags:

Fonte: Notícias Agrícolas + Aprosoja BR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Greve na Argentina direciona importador de farelo e óleo de soja ao Brasil, diz Cepea
Prêmios da soja começam a subir e produtor tem bom momento para travas pensando na safra 24/25, diz analista
Preços da soja sobem em Chicago nesta 6ª feira, acompanhando demais commodities
Prêmios da soja disparam na primeira quinzena de maio, atingem maior patamar do ano e sinalizam oferta mais curta no Brasil
Colheita de soja do RS atinge 85% da área; Emater vê "drástica" redução na qualidade