Demanda forte pela soja americana e dúvidas sobre o tamanho da safra na Argentina dão suporte aos preços em Chicago

Publicado em 06/02/2017 16:44
Na próxima quinta-feira USDA traz projeções sobre oferta e demanda do grão nos EUA e no mundo
Confira a entrevista de Adriano Gomes - Analista da AgRural

Podcast

Demanda forte pela soja americana continua forte e dúvidas sobre o tamanho da safra argentina dão suporte às cotações da soja em Chicago

 

Download

Nesta segunda-feira, o mercado da soja na Bolsa de Chicago (CBOT) mostrou leve recuperação, com altas de 6 a 7 pontos nos principais vencimentos. De acordo com Adriano Gomes, analista da AgRural, uma forte demanda pela soja americana, mesmo em um momento no qual os olhos começam a se voltar para a América do Sul, é um dos fatores que impulsiona esse mercado.

O número de embarques semanais de soja americana ficou acima do esperado pelo mercado. Enquanto o mercado aguardava por um número de 900 mil toneladas a 1,2 milhão de toneladas, o número veio em 1,6 milhões de toneladas, somando 40,4 milhões de toneladas no acumulado.

Por outro lado, a Argentina deverá ter um corte confirmado na produção pelo USDA nesta quinta-feira, que o analista acredita ser em torno de 2,7 milhões de toneladas. No entanto, os ganhos no Brasil, com 105 milhões de toneladas, segundo a AgRural e no Paraguai podem compensar essas perdas. Ainda é "difícil saber o real tamanho das perdas que a Argentina teve no mês de janeiro", lembra.

A demanda pela soja brasileira também caminha em bom ritmo. Segundo a Secex, foram 912 toneladas de soja embarcadas em janeiro, o melhor resultado desde janeiro de 2012. Do lado americano, o último relatório de posições de fundos indicou um recuo de 24 milhões para 20,8 milhões de posições líquidas compradas para a soja - porém, o número ainda é alto.

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Greve na Argentina direciona importador de farelo e óleo de soja ao Brasil, diz Cepea
Prêmios da soja começam a subir e produtor tem bom momento para travas pensando na safra 24/25, diz analista
Preços da soja sobem em Chicago nesta 6ª feira, acompanhando demais commodities
Prêmios da soja disparam na primeira quinzena de maio, atingem maior patamar do ano e sinalizam oferta mais curta no Brasil
Colheita de soja do RS atinge 85% da área; Emater vê "drástica" redução na qualidade