Bons volumes de chuvas no final de semana, temperaturas mais amenas nos próximos dias e boa umidade no solo fazem soja recuar

Publicado em 24/07/2017 12:56
Apesar da soja americana ainda estar sob condição de risco em função do clima, a janela para perdas significativas começa a reduzir

Miguel Biegai, analista de mercado da OTCEx Group, em Genebra (Suíça), destaca que uma chuva que não estava prevista nas áreas produtivas dos Estados Unidos trouxe um novo movimento para os preços na Bolsa de Chicago (CBOT) nesta segunda-feira (24).

O mapa de umidade de solo também se mostra relativamente bom para a grande região produtora. As Dakotas e o Nebraska enfrentam um pouco mais de problemas, mas estes não são os estados mais expressivos para a produção norte-americana.

Se as condições climáticas se mantiverem, a previsão de 115 milhões de toneladas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) para a produção de soja podem se concretizar.

Em termos de comportamento de preços, o mercado ainda está dentro de um canal de alta, de acordo com o gráfico demonstrado por Biegai. O mercado não poderia fechar abaixo de US$9,93/bushel no contrato novembro/17 - caso feche, o canal de alta seria rompido.

Se novas chuvas caírem nas regiões produtoras, o mercado também deve enfrentar novas quedas, uma vez que o momento atual é o "coração do mercado climático".

Ele aconselha os produtores a diminuirem seu risco comprando uma operação de call, fixando a soja e comprando uma posição para participar de possíveis altas.

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias
Soja volta a subir forte na Bolsa de Chicago nesta 2ª feira com reflexos ainda da cheias no RS