Temperaturas mais baixas podem atrasar o desenvolvimento da soja no Paraná

Publicado em 23/10/2017 10:06
Com excesso de chuvas, algumas plântulas estão morrendo em algumas regiões no estado. No final de semana, regiões sul, oeste e sudoeste acumularam mais de 100 mm de chuvas. Cerca de 70% da safra já foi plantada até o momento. Previsões indicam veranico em dezembro. Na safrinha de milho, preocupação é com a falta de chuvas e as geadas que podem ocorrer mais cedo.

Podcast

Temperaturas mais baixas podem atrasar o desenvolvimento da soja no Paraná

 

Download


Nelson Harger, gestor da área de Produção Sustentável de Grãos da Emater/PR, conta que, após as chuvas ocorridas no último final de semana no Paraná, muitos produtores têm demonstrado preocupação, principalmente na região oeste do estado, que já finalizou o plantio. Há relatos de morte de plântulas e o solo se mostra encharcado e úmido.

As chuvas devem retornar na próxima quarta-feira (25) e o mês deve acumular mais de 100mm. Contudo, o impacto dessas chuvas precisará ser aguardado para saber qual é a melhor decisão a ser tomada em relação às lavouras.

O que mais preocupa, entretanto, é o frio, como destaca Harger. A soja está condicionada a um solo mais quente. Porém, o estado possui uma previsão de médio prazo de temperaturas cerca de 2ºC a 3ºC abaixo da média histórica, o que pode influenciar na fase inicial de estabelecimento das lavouras. O gestor também alerta para a possibilidade de um La Niña moderado, que ainda traz implicações para o milho de segunda safra, necessitando de uma maior atenção do produtor para este fato.

Sempre que possível, o plantio do milho de segunda safra é estabelecido em janeiro. Porém, este ano safra poderá trazer um risco considerável influenciado, principalmente, pelo clima, em detrimento da janela da soja.

O gestor acredita que o plantio de soja no Paraná já passa dos 70%. Dentro da época de plantio recomendada, os produtores atrasaram apenas de 10 a 15 dias para colocar a semente no solo.

Por: Fernanda Custódio e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira