Aumentam as incertezas sobre o potencial da safra Sul-Americana e irregularidade do clima pode trazer boa oportunidade de venda

Publicado em 23/11/2017 16:00
Em dia sem a referência das cotações dos grãos em Chicago, consultor avalia cenários para preços de soja e milho
Confira a entrevista com Ênio Fernandes - Consultor em Agronegócio

Nesta quinta-feira (23), o mercado da soja não conta com a referência de Chicago por conta do feriado do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Na sexta (24), haverá apenas meio pregão.

Ênio Fernandes, consultor em agronegócio, destaca que os próximos rumos devem ser tomados levando em conta o clima na América do Sul. Ele avalia que o fechamento de ontem, em plena colheita norte-americana, foi bastante positivo.

O que se visualiza, até o momento, é que o plantio no Cerrado brasileiro está complicado, já que a projeção de grandes chuvas não está se tornando realidade em várias áreas. Falta luz e falta chuva para o término da implantação da soja. Na Argentina, também há um cenário de poucas chuvas, que gera incerteza sobre o que vem pela frente.

Tendo esses fatores em jogo, Fernandes acredita na possibilidade do mercado de romper a resistência dos US$10,05/bushel. Dependendo da saúde financeira e da necessidade de venda, este é um patamar no qual os produtores poderiam considerar vender a safra nova da oleaginosa. Ele lembra, ainda, que o risco em torno do clima deixa o mercado aberto à volatilidade.

Milho

Para o milho, embora haja uma superoferta, "são excelentes safras e fantásticas demandas", como aponta o consultor. O consumo no mercado interno é robusto, assim como as exportações. Estes fatores podem fazer com que os patamares de preço do cereal sejam saudáveis.

Contudo, o mercado pode ficar menos confortável para o demandador em relação ao ano passado, embora este ponto não seja uma pressão e, sim, algo que necessita de um pouco mais de atenção. Para os produtores que possuem milho para vender, os patamares atuais são remuneradores, mas o milho da segunda safra começa a acender um alerta, pois as produtividades devem ser boas para que a conta seja fechada.

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago realiza lucros depois dos últimos pregões positivos ; canal de alta está mantido mas dependente de novidades nos EUA
Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias