Soja e milho em Santiago/RS já sentem efeitos do La Niña com escassez de chuvas na região

Publicado em 04/12/2017 10:31
Região já tem de 90% a 95% da safra plantada, porém, as precipitações ainda são de baixo volume e muito irregulares. Potencial da nova safra de soja já está ameaçado, bem como do milho, que está em plena fase reprodutiva. Ventos frios e fortes contribuem para o ressecamento do solo e também prejudicam.
Confira a entrevista com Julio Freitas - Presidente do Sindicato Rural de Santiago - RS

O produtor Rural de Santiago/RS, Julio Freitas, destaca que a safra 2017/18 da soja está com o plantio avançado na região, apesar de os efeitos do La Niña já virem sendo sentidos pelas lavouras. As chuvas já se mostram mais periódicas e volumes são decrescentes. tais condições acabam  comprometendo o potencial produtivo das lavouras devido a falta de umidade no solo.

Outro fator que preocupa os produtores são os custos de produção elevados, já que na safra anterior teve um bom volume produzido, mas a rentabilidade não foi proporcional. “Ainda é muito cedo, para estimar um volume de produção ou um percentual de quebra. Nós temos que acompanhar e torcer para que a condição climática se modifique”, explica.

Contudo, as previsões mostram que para os próximos 15 dias os volumes de chuvas são limitados, e essa influência do La Niña pode também comprometer o cultivo do milho - que está em plena fase reprodutiva -, caso não chova. “Todos os institutos indicam que nos meses de dezembro e Janeiro pode ter o La Niña, sendo que as características não são de chuvas, o que pode comprometer outras culturas”, completa. 

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja sente tombo de Chicago nos portos, mas dólar e demanda chinesa amortecem pressão no Brasil
Soja 26/27: chuva aperta janela no RS e exige precisão no plantio; especialista aponta estratégias para proteger produtividade
Soja despenca mais de 15 pontos em Chicago com pressão dos derivados; dólar limita impacto no Brasil
StoneX vê safra de soja 26/27 do Brasil em 183,36 mi t e menor exportação de milho em 25/26
Entrada da nova safra americana no mercado traz pressão sazonal sobre a soja de Chicago, mas clima do BR permanece no radar
Soja recua em Chicago nesta 5ª feira com China ainda limitando demanda dos EUA