Soja e milho em Santiago/RS já sentem efeitos do La Niña com escassez de chuvas na região

Publicado em 04/12/2017 10:31
Região já tem de 90% a 95% da safra plantada, porém, as precipitações ainda são de baixo volume e muito irregulares. Potencial da nova safra de soja já está ameaçado, bem como do milho, que está em plena fase reprodutiva. Ventos frios e fortes contribuem para o ressecamento do solo e também prejudicam.
Confira a entrevista com Julio Freitas - Presidente do Sindicato Rural de Santiago - RS

O produtor Rural de Santiago/RS, Julio Freitas, destaca que a safra 2017/18 da soja está com o plantio avançado na região, apesar de os efeitos do La Niña já virem sendo sentidos pelas lavouras. As chuvas já se mostram mais periódicas e volumes são decrescentes. tais condições acabam  comprometendo o potencial produtivo das lavouras devido a falta de umidade no solo.

Outro fator que preocupa os produtores são os custos de produção elevados, já que na safra anterior teve um bom volume produzido, mas a rentabilidade não foi proporcional. “Ainda é muito cedo, para estimar um volume de produção ou um percentual de quebra. Nós temos que acompanhar e torcer para que a condição climática se modifique”, explica.

Contudo, as previsões mostram que para os próximos 15 dias os volumes de chuvas são limitados, e essa influência do La Niña pode também comprometer o cultivo do milho - que está em plena fase reprodutiva -, caso não chova. “Todos os institutos indicam que nos meses de dezembro e Janeiro pode ter o La Niña, sendo que as características não são de chuvas, o que pode comprometer outras culturas”, completa. 

Por: Carla Mendes e Andressa Simão
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços da soja caíram de até R$ 3/saca no BR com semana negativa em Chicago, refletindo safra dos EUA
Soja volta a subir nesta 6ª feira na Bolsa de Chicago, após semana de pressão sobre os preços
Com clima no radar, mercado da soja finaliza sessão com quedas nesta 5ª feira na Bolsa Chicago
Acompanhando o plantio nos EUA, mercado futuro da soja opera com ganhos nesta 5ª feira em Chicago
Agricultores argentinos aceleram vendas de soja após melhora do clima e do preço